Projeto: A avaliação do Ensino nos Cursos de Graduação em odontologia no Brasil

Coordenador: Adair Luis Stefanello Busato

Resumo: Os cursos de Odontologia do Brasil, entre os anos de 2001 e 2004, são analisados por meio do projeto de Adair Luis Stefanello Busato, da Universidade Luterana do Brasil. Ele utiliza dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e a avaliação dos cursos de graduação, para realizar a pesquisa, que pretende avaliar tanto as concepções que norteiam a formação do curso quanto a visão do avaliado, em especial as mudanças impulsionadas por essa avaliação. A formação do profissional em Odontologia também é abordada nesse trabalho, de forma a considerar a relação educação/ aprendizagem, buscando possíveis indicadores de qualidade de ensino com o cruzamento dos dados do Sinaes.

                                O ensino nos cursos de odontologia do Brasil 

Um grupo de pesquisa da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS) sob a coordenação do professor Adair Luis Stefanello Busato coletou dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do período entre 2001 a 2004, com o objetivo de avaliar o ensino dos cursos de Odontologia nas universidades brasileiras.

Conforme explicou a pesquisadora Vânia Regina Camargo Fontanella, o trabalho deseja analisar as concepções pedagógicas que norteiam a formação dos profissionais de Odontologia no país. A pesquisadora esclarece ainda, que na primeira fase do projeto foram identificados os valores que orientam a formação dos profissionais em Odontologia das instituições brasileiras.

O estudo também tem a finalidade de ir além, quer investigar possíveis indicadores de qualidade de ensino por meio do cruzamento dos resultados das avaliações do curso e do desempenho dos estudantes. A base de dados utilizada no estudo é do SINAES.

A pesquisa pretende avaliar tanto as concepções que norteiam a formação do curso quanto a visão do avaliado e do avaliador. O projeto vem sendo realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dele resultará uma publicação que terá como tema a avaliação dos cursos de Odontologia no Brasil.