Projeto: Articulação entre a avaliação do desempenho acadêmico (Enade) e as licenciaturas da UFPR: enfoque em Ciências Biológicas, Educação Física, Física e Matemática

Coordenador: Maria Tereza Carneiro Soares

Resumo: A articulação entre o conhecimento geral, específico e pedagógico nas questões do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) para os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Matemática é o enfoque desta pesquisa realizada por Maria Tereza Carneiro Soares, da Universidade Federal do Paraná. Além disso, o trabalho visa também à análise e ao acompanhamento do desempenho quantitativo e qualitativo dos professores nessas áreas, para o confronto entre o perfil do aluno que está chegando na universidade com os objetivos do curso e com os objetivos do Enade. Para tanto, a coordenadora propõe a reformulação das diretrizes para os cursos de licenciatura por meio de indicadores de desempenho do sistema de ensino superior e a formação de professores.

          A formação do professor e o ensino da matemática

Quais os resultados do ensino da matemática para os alunos da Educação Básica? Estão realmente aprendendo o que o professor está transmitindo? Pelos resultados obtidos até agora pela pesquisadora Maria Tereza Carneiro Soares, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a dificuldade para o aprendizado pode estar no professor, que no dia-a-dia da sala de aula domina amplamente o conhecimento específico exigido, mas na hora de transmiti-lo ao aluno, enfrenta muitas dificuldades, em função de deficiências decorrentes de sua formação.

Esta conclusão foi tomada a partir do estudo dos cursos de licenciatura, tendo como base os quatro instrumentos integrantes do ENADE (a prova em si e os questionários sobre impressões acerca da prova, o questionário sócio-econômico e o aplicado aos coordenadores dos cursos). Para a coordenadora da pesquisa, esses dados são "fonte de informação genuína para a produção de conhecimento sobre a formação inicial de professores para a Educação Básica".

A proposta da pesquisadora e sua equipe é fazer a relação, a integração, entre a parte de conteúdo de uma disciplina e o conteúdo pedagógico necessário ao bom desempenho do futuro professor, especialmente para as disciplinas de Física, Matemática, Ciências Biológicas e Educação Física.

Umas das metas da pesquisadora é publicar um livro didático, voltado aos alunos de licenciatura, que esclareça como fazer a integração da parte de conteúdo de uma disciplina com a parte pedagógica.