Publicações 27 de Maio de 2019

Acesso à Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos aumentou mais de 90% em um ano

O número de acessos à Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), uma das principais publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), praticamente dobrou entre 2017 e 2018. O aumento foi registrado pela plataforma SciELO Analytics, ferramenta do acervo online de publicações acadêmicas de várias partes do mundo.

O monitoramento mostra que, durante o ano de 2018, houve um aumento considerável de acesso à revista, no formato PDF. Entretanto, foi no segundo semestre que o site registrou um pico de visualizações. De 8.726 acessos registrados em outubro de 2017, os números passaram para 16.592 no mesmo período de 2018, um aumento de mais de 90%.

A RBEP celebra, em 2019, 75 anos de circulação. No meio científico, a publicação conquistou grande prestígio e passou a fazer parte de um grupo seleto de publicações em educação, estando entre os 12% de revistas com a nota máxima no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é A1 em Ensino e A2 em Educação.

Além da SciELO, a publicação tem indexação em outras importantes bases de dados internacionais, como Directory of Open Ocean Journal (DOAJ), Elektronische Zeitschriftenbibliothec (EZB) e Hispanic American Periodicals Index (HAPI), Sistema Regional de Información en linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex), Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Redib) e Organización de Estados Iberoamericanos para la educación la Ciencia e la Cultura (OEI).

A RBEP reúne artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem de temas das áreas de educação e ensino, e que contribuam para a construção do conhecimento. Também publica relatos de experiência e resenhas. A submissão de trabalhos ocorre, exclusivamente, pelo Sistema de Editoração Eletrônica (Seer), acessível pela página da RBEP. A revista tem três edições anuais, impressas. Todos os números também ficam disponíveis em formato PDF, também na página da publicação.

A edição mais recente da RBEP, o número 254, marca o seu centésimo volume e traz dez artigos sobre letramento, educação infantil, políticas de valorização do magistério público, prática da educação ambiental e a etnomatemática.

Acesse a RBEP na SciELO

Confira todas as edições na página da RBEP