Encceja 02 de Março de 2020

Apostilas com materiais de estudos para o Encceja estão disponíveis no portal

Quem se prepara para fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) encontra no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma série de materiais de estudos. Além dos cadernos de questões e gabaritos de aplicações passadas, também estão acessíveis apostilas gratuitas com conteúdo voltado especialmente para quem pretende buscar a certificação.

As habilidades e competências verificadas no Encceja são diferentes de outros exames porque ele é direcionado às pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.

Livro do Estudante - Diferentemente dos materiais didáticos tradicionais, o Livro do Estudante, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Inep, ajuda a compreender melhor o que será cobrado nesse formato de exame. Cada capítulo explica os conhecimentos que vão avaliar a competência do participante. Na sequência, ensina como desenvolver essas competências por meio de atividades. As respostas dos exercícios podem ser encontradas no fim do capítulo. As apostilas são apresentadas nas quatro áreas de conhecimento avaliadas nas provas.

Cadernos de questões e gabaritos - Os arquivos são disponibilizados por etapa de ensino e área de conhecimento. O Inep disponibilizou os Cadernos de Questões regulares e também os acessíveis (prova ampliada, prova superampliada e prova ledor) dos últimos anos. Ao clicar no botão “Prova” o usuário abrirá um arquivo zipado com esses quatro Cadernos de Questões distintos.

Para o ensino fundamental estão disponíveis os Cadernos de Questões de ciências naturais; história e geografia; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física. Já para o ensino médio, podem ser acessados os Cadernos de Questões de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias.

Quem obtém a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação poderá obter o certificado do ensino fundamental ou médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram adesão ao Encceja, também são certificadores do exame, porém somente do ensino médio.

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terão direito à declaração parcial de proficiência. Neste caso, o participante fica liberado para se inscrever apenas nas áreas que não alcançou a pontuação necessária na próxima edição do exame. O participante que fez o exame deve procurar a instituição certificadora que selecionou durante a inscrição.

Encceja - Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior. Desde 2017 são quatro edições anuais: nacional regular, nacional PPL, exterior e exterior PPL. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Já o Encceja PPL, para pessoas privadas de liberdade, conta com a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Conheça os livros do estudante do Encceja

Acesse as provas e gabaritos do Encceja

Saiba mais sobre o Encceja