Enem 30 de Setembro de 2019

Colaboradores que atuarão no exame, em novembro, são capacitados em São Paulo

Neste fim de semana, 28 e 29 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu a capacitação de 770 colaboradores que irão trabalhar na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Os capacitados atuarão em locais de prova de 210 municípios do estado de São Paulo, durante os dois dias de exame, 3 e 10 de novembro.

A capacitação presencial e regionalizada de colaboradores é estratégica, como explica o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi. “São esses colaboradores que fazem o contato direto com quem realiza as provas. Por isso, é importante que o Inep esteja presente em todas as capacitações”, enfatiza Mussi. O diretor explica, ainda, que os cursos são fundamentais para a qualidade da aplicação. “A capacitação é importante para que os procedimentos sejam padronizados em nossos mais de dez mil locais de prova.”

O Enem é realizado pelo Inep, que mobiliza e articula mais de 100 grandes parceiros em todo o país para garantir que os participantes prestem o exame, em 147 mil salas de aula de norte a sul do país. A aplicação do Enem envolve 385 mil colaboradores, somente nos dois dias de provas. Atuam em cada sala de aplicação um chefe e um fiscal, além dos fiscais de corredor, os coordenadores e os assistentes de coordenação de prova.

Enem 2019 – As provas serão realizadas em 3 e 10 de novembro. O Inep recomenda que os participantes imprimam o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precisem de comprovante) e levem ambos para a sala do exame. Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia (12h), horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas do exame, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Acompanhe a página do Participante do Enem 2019

Leia o edital do Enem 2019

Veja outras informações do Enem