Sinaes 26 de Outubro de 2004

Enade avaliará 2.187 cursos de graduação

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avaliará 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento. A prova será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) no dia 7 de novembro, das 13 às 17 horas, horário de Brasília. O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que engloba uma avaliação dos cursos e das instituições. A área com maior número de cursos a serem avaliados é educação física, com 355, seguida por enfermagem (352). As áreas com menor número de cursos participantes são terapia ocupacional (36) e zootecnia (51).

Estão inscritos, para participar do exame, 155.654 estudantes, sendo que 95.766 são ingressantes e 59.888, concluintes. A área com maior número de participantes é educação física, com 32.682 e a área com menor número é terapia ocupacional, com 1.963. Entre as unidades da Federação, São Paulo possui a maior quantidade de estudantes que farão o Enade, com 43.857, e Roraima o menor número, com apenas 232 estudantes.

Prova – No dia do Exame, é recomendável que os participantes cheguem aos locais de prova com antecedência mínima de 45 minutos, para evitar imprevistos. O estudantes devem levar identidade oficial com foto, o cartão resposta do questionário preenchido e uma caneta preta. A lista com os locais foi enviada, na última semana, aos coordenadores de curso que devem divulgá-la na instituição. As provas têm 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. 

O componente geral da prova vai investigar a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Serão contemplados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Serão consideradas as habilidades do estudante para analisar, sintetizar, construir hipóteses e estabelecer relações, entre outras.

As 13 áreas que terão os seus cursos avaliados são: agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

 

Número de cursos e de estudantes selecionados para participar do ENADE 2004 por área

Área

Número de estudantes selecionados

Agronomia

Educação Física

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Serviço Social

Terapia Ocupacional

Zootecnia

Total

Fonte: Inep/MEC

Assessoria de Comunicação do Inep