Avaliação dos cursos de graduação 20 de Março de 2009

Inep capacita mais 180 avaliadores do Sinaes

Segue até hoje, 20, a capacitação para avaliadores do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis, iniciada no dia 18 de março na Academia de Tênis de Brasília. No total, 180 participantes estiveram presentes nas capacitações, sendo 60 em cada dia.

Nos dias 18 e 19 de março, 120 professores participaram da capacitação dos avaliadores do BASis no Instrumento de Avaliação Institucional Externa. O evento durou o dia todo e contou com palestras da equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep, DAES. A avaliação institucional é uma das três dimensões do Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que compreende ainda a avaliação dos cursos e de estudantes. A avaliação externa é realizada por comissões designadas pelo Inep, tendo como referência os padrões de qualidade da educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das auto-avaliações, realizados anualmente.

Hoje, o último dia de capacitação, mais 60 avaliadores foram treinados para utilizar o Instrumento de Renovação de Reconhecimento de Cursos, voltado para os cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Fonoaudiologia. A renovação de reconhecimento ocorre no caso dos cursos que já foram autorizados e reconhecidos, mas precisam, depois de um determinado período, renovar esse processo.

Até agora, seis capacitações já foram realizadas, treinando cerca de 360 avaliadores. A expectativa é que eventos como esses aconteçam mensalmente, chegando ao número de 1.800 participantes. O processo de capacitação compõe o trabalho do Sinaes. A previsão é que até junho deste ano o Inep possa apresentar os primeiros resultados do ciclo Sinaes.

Assessoria de Imprensa do Inep