Avaliação dos cursos de graduação 22 de Outubro de 2008

Nova etapa de capacitação de avaliadores

O Inep realizou nesta semana, em Brasília, mais uma etapa de treinamento das comissões designadas para avaliar a Educação Superior no País. Desta vez, 130 pessoas, pertencentes ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação (BASIs) participaram da Capacitação dos Avaliadores para o Instrumento de Avaliação Institucional Externa.

Durante as atividades, a diretora de avaliação da educação superior (DAES/Inep), Iguatemy Maria de Lucena Martins, destacou que o Instituto vem intensificando o trabalho de capacitação dos avaliadores do BASIs com o objetivo de qualificar o processo de avaliação das IES. "Precisamos promover a contínua atualização dos avaliadores porque, assim, poderemos aprimorar a qualidade técnica dos relatórios de avaliação", disse.

A avaliação institucional externa, juntamente com a auto-avaliação, é uma das modalidades de avaliação das IES. Ela é realizada pelo Inep por meio da designação de comissões e serve para subsidiar os atos regulatórios de avaliação da Educação Superior no Brasil, em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

No encontro, os avaliadores receberam orientações sobre os fundamentos, indicadores e critérios da avaliação, com base no novo instrumento de avaliação institucional externa. Esse instrumento foi elaborado por uma equipe de especialistas da DAES/Inep e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

A próxima etapa da Capacitação dos Avaliadores para o Instrumento de Avaliação Institucional Externa ocorrerá nos dias 19 e 20 de novembro de 2008, quando serão capacitados mais 165 avaliadores.

O BASIs é formado por mais de 5.000 avaliadores e se constitui em um cadastro nacional de especialistas. Desse banco são selecionados, por um sistema totalmente automatizado, os nomes para a composição das comissões de avaliação in loco.

Assessoria de Imprensa do Inep