Avaliação dos cursos de graduação 28 de Agosto de 2008

Avaliadores serão capacitados para visitar cursos com CPC 1 e 2

Um total de 300 avaliadores de cursos de educação superior participarão de capacitação, pelo Inep, do dia 1º ao dia 5 de setembro. Esses avaliadores pertencem ao BASis (Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e serão capacitados para avaliar os cursos das áreas de Saúde, Serviço Social e Ciências Agrárias, as mesmas avaliadas pelo Enade em 2007.

Essa capacitação visa a preparar os especialistas para as visitas que serão realizadas aos cursos que ficaram com CPC (Conceito Preliminar de Curso) 1 e 2 e também àqueles que ficaram sem conceito. Todos os cursos nessa situação serão visitados até agosto de 2009 e, para cumprir essa meta, o Inep irá capacitar 600 avaliadores ainda este ano. Os primeiros 300, na próxima semana.

No encontro, que se realizará na Sala de Atos, 8º andar do edifício sede do Ministério da Educação, será apresentado o novo instrumento de renovação de reconhecimento, fundamentado no CPC. Além de uma palestra proferida pela Diretora de Avaliação da Educação Superior, Iguatemy Martins, haverá uma oficina prática conduzida pela coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e de IES, Maria Elba Dantas, além de uma simulação de avaliação, feita pela equipe técnica do Inep.

O Inep vem realizando, regularmente, oficinas de capacitação dos avaliadores do BASis. Este ano já foram desenvolvidos trabalhos de capacitação a distância e presencial para avaliadores de cursos de Direito, Medicina e de cursos Educação a Distância.

Assessoria de Imprensa do Inep