Avaliação dos cursos de graduação 22 de Agosto de 2008

Avaliação da EAD segue moldes da presencial

Cerca de 60 avaliadores de todo o Brasil, cadastrados no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs), participaram da 1ª capacitação presencial nos instrumentos de avaliação da educação a distância (EAD), em 20 de agosto, em Brasília (DF). Até o final do ano, outras quatro capacitações, presenciais e a distância, estão no calendário dos avaliadores.

Para avaliar os cursos de graduação, tanto os presenciais quanto os de EAD, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possui cerca de 9.000 avaliadores de cursos de graduação e 4.500 avaliadores institucionais. Para a EAD, há no banco avaliadores com experiência e formação nessa modalidade de ensino. Para a autorização de cursos em EAD, são obedecidos os mesmos critérios referentes à área de graduação do avaliador e a do curso avaliado utilizados para os cursos presenciais.

A avaliação de cursos de graduação é um procedimento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e utilizado pelo Ministério da Educação para o reconhecimento ou a renovação de reconhecimento dos cursos, para que seja possível a emissão do diploma aos estudantes. Com a educação a distância (EAD), o procedimento é o mesmo adotado com os cursos presenciais, diferenciando apenas em alguns aspectos.

A avaliação é feita de forma semelhante à utilizada nos cursos de graduação presenciais, nos casos de autorização. Nos casos de credenciamento de Pólos e de Instituições de Ensino Superior (IES), os instrumentos são diferenciados. Eles são constituídos de indicadores, que por sua vez são pontuados por meio de critérios que variam de 1 a 5, sendo 1 o menor conceito e 5 o maior.

Assim como nos cursos presenciais, os alunos dos cursos a distância também participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e têm indicadores de qualidades, como o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Atualmente, são 112 IES credenciadas no Brasil para oferecer cursos de graduação a distância. No primeiro semestre de 2008, já foram feitas 350 avaliações de cursos de educação a distância. A previsão é de que, até o fim do ano, sejam feitas mais 400 avaliações.

Assessoria de Imprensa do Inep