Avaliação dos cursos de graduação 23 de Abril de 2008

Instrumentos de Direito é tema de chat

Para continuar o processo de capacitação dos avaliadores de cursos de graduação, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizou um chat nesta quarta-feira, 23, das 15h às 16h. O bate-papo desta tarde foi voltado para os instrumentos do curso de Direito. Um dos objetivos da iniciativa é manter os avaliadores atualizados com relação à legislação e aos novos instrumentos, criando uma área destinada para consultas comum e interativa.

As perguntas são respondidas pela Internet, por meio do sistema Moodle Inep. Cerca de 50 pessoas, em duas salas, participaram deste bate-papo. "O número de participantes foi bom, já que temos cerca de 100 avaliadores nessa área", explicou Maria Elba Dantas, coordenadora-geral de Avaliações dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior.

Os avaliadores receberam login e senha e tiveram acesso ao chat. Os oito grupos designados para realizar avaliação neste ano de 2008, conforme o cronograma do Inep, participarão de chats ao longo do ano. As capacitações pelo chat estão sendo por meio de instrumentos de avaliação ou modalidade. O primeiro, ocorrido em 11 de março, respondeu a perguntas sobre a avaliação dos cursos. O segundo chat, para esclarecer dúvidas da educação a distância (EAD), aconteceu em 8 de abril.

Maria Elba ressalta que agora os avaliadores terão encontros presenciais. Já estão marcados os de Direito e Medicina para os dias 20 e 28 de maio, respectivamente, no Inep. "O chat é para motivar os avaliadores, mas os encontros presenciais são muito importantes", completa a coordenadora. As avaliações presenciais deste semestre serão para os avaliadores de Direito e de Medicina designados para realizar julgamentos que subsidiem os processos de autorização desses dois cursos.

A diretora de avaliação da Educação Superior, Iguatemy Lucena Martins, explica que a capacitação presencial será mantida e redimensionada. "Não resta dúvida que iniciativas desse tipo permitem uma capacitação permanente dos avaliadores e qualifica o processo de avaliação da graduação".



Assessoria de Imprensa do Inep