Avaliação dos cursos de graduação 12 de Março de 2008

Capacitação a distância agiliza processo de avaliação de cursos

Avaliadores do Inep em processo de capacitação permanente

Priorizando a comunicação e a capacitação continuada dos avaliadores dos cursos de graduação, o Inep promoveu um chat nessa terça-feira, 11. Para esclarecer as dúvidas dos avaliadores que farão visitas às Instituições de Ensino Superior (IES) nas próximas semanas, a comissão de multiplicadores-tutores respondeu às perguntas pela Internet, por meio do sistema Moodle Inep. Um dos objetivos da iniciativa é manter os avaliadores atualizados com relação à legislação e aos novos instrumentos, criando uma área destinada para consultas comum e interativa.

Os avaliadores que participaram das diversas capacitações presenciais, ocorridas no ano passado, receberam login e senha e tiveram acesso ao chat. De acordo com a coordenadora-geral de Avaliações dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior, Maria Elba Dantas Pereira, a intenção é a utilização da plataforma para a capacitação continuada dos avaliadores do banco do Inep. Todos os grupos designados para realizar avaliação neste ano de 2008, conforme o cronograma do Inep, participarão de chats ao longo do ano.

A equipe de monitores esclareceu dúvidas sobre os Instrumentos de Autorização de Curso Superior de Tecnologia, de Autorização de cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e sobre a Portaria nº 40, de 12 de dezembro de 2007, que trata do e-MEC. O e-MEC é um sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da Educação Superior no sistema federal de educação.

Nesta etapa foram priorizados os avaliadores que comporão as comissões de avaliações dos Grupos 1 e 2. Mais de 300 avaliadores participaram do bate-papo virtual e tiveram suas dúvidas esclarecidas. Mais um chat, sobre os novos instrumentos da Educação a Distância (EAD), ocorrerá no dia 8 de abril, das 15h às 16h.

A diretora de avaliação da Educação Superior, Iguatemy Lucena Martins, explica que a capacitação presencial será mantida e redimensionada. "Não resta dúvida que iniciativas desse tipo permitem uma capacitação permanente dos avaliadores e qualifica o processo de avaliação da graduação".

Assessoria de Imprensa do Inep