Enem 19 de Abril de 2002

Enem 2002: estudantes de escolas públicas em greve pod

Notícias do Enem

Concluintes do Ensino Médio deverão procurar as agências dos Correios
entre os dias 02 e 10 de maio

Os alunos da terceira série do Ensino Médio de escolas públicas que não conseguiram efetuar a inscrição ao Enem 2002 em função de greve na rede de ensino poderão se inscrever na segunda etapa, de 02 a 10 de maio. 

Os concluintes que se estiverem nessa situação deverão fazer a inscrição nas agências dos Correios. Eles continuam a ter direto à isenção da taxa de R$ 32,00.  É necessário preencher a ficha de inscrição e anexar uma cópia de documento de identidade. 

O estudante deverá ainda utilizar o espaço em branco abaixo da declaração de carência, que está no verso da ficha de inscrição, para assinalar o nome da sua escola, informando que ela estava em greve, e assinar a declaração. O Instituto Nacional de Estúdios e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), responsável pelo exame, já instruiu as agências dos Correios a receberem a inscrição dos estudantes nessa situação.

Inscrição de egressos

Além dos alunos que não conseguiram se inscreveram na primeira fase em função de greve, na segunda etapa, de 2 a 10 de maio, poderão se inscrever ao Enem nos Correios aqueles que já terminaram o Ensino Médio. O Inep também estará recebendo inscrições pela Internet das 9h do dia 2 até as 21h do dia 9 de maio.

Aqueles que se inscreverem nos Correios deverão preencher a ficha de inscrição e pagar a taxa correspondente na própria agência. O interessado também deverá anexar cópia do documento de identidade.

Este mesmo procedimento deverá ser observado pelos egressos do Ensino Médio que têm direito à isenção da taxa de inscrição. Só que neste caso, os interessados terão que preencher a declaração de carência no verso da ficha de inscrição caso tenham mais de 21 anos ou, abaixo dessa idade, o pai ou responsável. Já aqueles que concluíram a Educação de Jovens e Adultos deverão anexar à ficha de inscrição a cópia do certificado de conclusão do ensino médio nessa modalidade de ensino. 

As inscrições pela Internet serão realizadas somente pelos pagantes que terminaram o ensino médio. Os interessados deverão acessar o endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno. Em seguida é necessário imprimir o boleto bancário cujo pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação. A inscrição só estará confirmada após recebimento pelo Inep do comprovante de pagamento.

Em todos os casos em que houver pagamento da taxa de inscrição é de responsabilidade do inscrito a guarda do comprovante. Em nenhum caso haverá devolução do valor pago.

Por dentro do Enem 2002:

Inscrições ao Enem 2002 acontecerão em duas etapas
Egressos poderão se inscrever na segunda etapa
Relação dos estados, municípios e do Distrito Federal onde será realizado o Enem 2002
Enem 2002: Inscrições estão abertas
Enem está presente em 26% dos vestibulares
Inscrições terminaram sexta passada
ENEM 2002: estudantes de escolas públicas em greve poderão realizar inscrição na segunda etapa