Enem 27 de Agosto de 2006

Estudantes de todo o País fazem a prova do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) não registrou nenhum contratempo com relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2006), que está sendo aplicado em 5.801 locais simultaneamente. O gigantismo do evento torna relevante o fato. "Talvez haja em algum lugar, quem sabe na China, um exame maior que o Enem, mas eu não conheço", comentou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, ao apresentar os números do, seguramente, maior exame nacional:
- número de estudantes inscritos: 3.731.925
- número de salas onde estão sendo realizadas as provas: 114.183
- locais de prova: 5.801
Quanto à logística envolvida, os números também são grandes:
- 11.010 coordenadores
- 249.063 fiscais de sala
- 39.621 pessoas no apoio
O Inep, órgão responsável pelo exame, terá o número de faltosos a partir de terça-feira, dia 29. Hoje, após o término da prova, às 19h, o Inep divulgará o gabarito oficial em sua página na internet (www.inep.gov.br).
Dentro da política de inclusão defendida pelo MEC, foi ampliada a participação de minorias. Um total de 804 participantes declararam necessidades especiais e estão tendo atendimento individualizado para que possam fazer a prova. Os participantes com deficiência visual total receberam prova em braile e aqueles com deficiência visual séria receberam prova ampliada. Foi disponibilizado, ainda, auxílio de ledor e, para participantes incapazes de efetuar a marcação do cartão-resposta, foi oferecido auxílio para transcrição da prova.
A prova do Enem também está sendo aplicada em 151 presídios, dos quais 2.607 detentos estão inscritos.

Assessoria de Imprensa Inep/MEC