Enem 27 de Março de 2006

Enem 2006 abre inscrições em maio Portaria altera data e procedimento para inscriç¿

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) publicou, na última sexta-feira (24) a Portaria nº 26 que estabelece entre outras modificações novas datas para as inscrições ao Exame Nacional de Estudantes do Ensino Médio (Enem) neste ano. Agora as inscrições para o Enem estarão abertas de 02 de maio a 02 de junho. A nova data engloba os concluintes e as pessoas que já concluíram todas as etapas da educação básica em anos anteriores – egressos.

Outra mudança no Enem 2006 é a realização das inscrições dos concluintes, das escolas públicas ou privadas, pela Internet. Para usufruir desta opção, basta a escola – que tenha respondido o Censo Escolar 2005 ou 2006 – solicitar, junto ao Inep, autorização para seus estudantes do último ano do ensino médio efetuarem as inscrições por meio de endereço eletrônico de inscrição, que estará disponível de 2 de maio a 2 de junho. Neste processo, a instituição também deve informar aos alunos concluintes o código da escola no Censo Escolar. Desde 1998, quando o Enem foi implantado, os alunos concluintes do ensino médio só podiam efetuar a inscrição nas escolas onde estudavam.

Já os egressos, continuam tendo a alternativa de se inscreverem pelas agências dos Correios ou pela Internet. Assim como nos outros anos, estudantes da rede pública de ensino são isentos da taxa de inscrição. Inscritos da rede privada pagam R$ 35,00, com exceção dos alunos bolsistas que podem preencher a declaração de carência para ter direito à isenção da taxa. A data para aplicação da prova do Enem não foi alterada. Será no dia 27 de agosto, em mais de 800 municípios do país.

Três milhões de inscritos em 2005 – A obrigatoriedade do Enem na disputa por uma das vagas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) fez a procura pelo Exame dobrar no ano passado. O Enem 2005 teve mais de três milhões de inscritos, dos quais 75% fizeram a prova em 730 municípios brasileiros. Desse total, 900 mil concorreram às bolsas do ProUni, sendo que 100 mil foram beneficiados. Além do ProUni, cerca de 470 instituições de ensino superior também utilizam, de alguma forma, os resultados do Enem em seus processos seletivos.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037/9563