Enem 22 de Setembro de 2005

Cerca de três milhões participam do Enem no próximo domingoEnem teve 93% de aume

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) realiza no próximo domingo, 25/9, a partir das 13 horas (horário de Brasília), a oitava edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse dia, 2.998.083 de inscritos farão a prova nos 4.385 locais de aplicação (incluindo 91 unidades prisionais), em 730 municípios de todos os Estados brasileiros e no DF.

Para quem ainda não conseguiu saber o local onde realizará a prova do Enem, é possível obter informações nos sites do Inep, do MEC e dos Correios, através dos seguintes endereços eletrônicos: www.enem.inep.gov.br, www.mec.gov.br e www.correios.com.br/enem2005/default.cfm. Nestes endereços o participante tem acesso ao número de inscrição e à instituição onde realizará o exame, com o respectivo endereço. Para aumentar a capacidade de acesso o Inep fez uma parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), permitindo que a consulta passasse de 2 mil acessos por segundo para 60 mil acessos.

Esses dados também podem ser obtidos pelo telefone do Fala Brasil, 0800-616161, cujo horário de atendimento até a véspera do exame – sábado, 24 – foi estendido até a meia noite. No domingo, dia da prova, o plantão será das 8 às 13 horas (horário de Brasília). Outra opção é ligar diretamente para os telefones da Coordenação Nacional do Enem: (61) 2104-8203/9044/9046.

A consulta para saber o número de inscrição e o local de prova também pode ser feita pelo endereço: http://www.inep.gov.br/basica/enem/ELP2005.asp. Além disso, a listagem de todos os locais de prova, por Estado, pode ser consultada no site do Inep www.inep.gov.br/basica/enem.

Essas ações são parte do esforço do Inep/MEC para que todos os participantes conheçam o local da prova até domingo. Os Correios informaram à coordenação do Exame que, em 24 unidades da federação, os Sedex com as listagens dos egressos já foram entregues nas agências dos correios e, nas escolas, as dos concluintes. Nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Tocantins 80% dos Sedex já foram entregues e a expectativa é de que até sábado seja alcançada a cobertura nacional de 100%.

O conhecimento do local onde realizará a prova no domingo já garante ao inscrito a sua participação no Enem, bastando, para isso, levar uma caneta preta e um documento de identidade com foto (RG, Passaporte, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho). Aqueles que receberam o questionário socioeconômico devem entregá-lo preenchido no dia da prova; mesmo quem não o recebeu a tempo participará normalmente da prova e deverá entregar o questionário até 10 de outubro, em qualquer agência dos Correios.

Enem teve 93% de aumento no número de inscrições

Com as 2.998.083 inscrições, o Enem 2005 registrou um aumento de 93% em relação aos participantes do ano passado. O Estado campeão em número de inscritos é São Paulo, com 906.106 participantes. E o Acre teve o menor número de inscrições: 7.095 alunos. Há ainda Estados que registraram aumentos percentuais significativos, como o Rio Grande do Sul, com incremento de 194% nas inscrições. No site do Inep é possível verificar o número total de inscritos e o percentual de aumento de inscrições, por Estado e município, no link www.inep.gov.br/download/imprensa/2005/enem/inscricoesTotal.xls.

A expansão no número de candidatos deve-se ao Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, que utiliza os resultados do Enem como um dos critérios para a seleção dos contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais. Neste ano, o ProUni beneficiou mais de 100 mil pessoas, e cerca de 470 Instituições de Ensino Superior também utilizaram, de alguma forma, os resultados do exame em seus processos seletivos.

Além disso, até o final de outubro, a Coordenação Nacional do Enem pretende entregar à Presidência do Inep o projeto inicial do Banco de Talentos, cujo objetivo é criar um ambiente virtual no qual as empresas possam acessar o desempenho dos candidatos e entrar em contato com eles a fim de facilitar sua entrada no mercado de trabalho.

É importante chegar ao local de prova com uma hora de antecedência

O inscrito deverá comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência, ou seja, a partir das 12h. A duração do exame será de cinco horas, terminando, portanto, às 18h. Somente a partir de quatro horas do início do Exame, os participantes poderão levar o Caderno de Questões ao sair do local de prova. A disponibilização dos gabaritos está prevista para as 19 horas do dia 25/09/2005 no endereço: www.inep.gov.br/enem.

Os participantes do Enem/2005 receberão, a partir do dia 16 de novembro de 2005, no endereço indicado na ficha de inscrição, o Boletim Individual de Resultados, que estará acessível também na Internet. Os resultados individuais do Enem/2005 não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares. Entretanto, as instituições interessadas nesses resultados – estabelecimentos de ensino pós-médio e superior, organizações empresariais e demais empregadores do mercado de trabalho – poderão ter acesso a eles, desde que obtenham a necessária autorização dos respectivos candidatos.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037/9563