Enem 05 de Setembro de 2005

Portadores de necessidades recebem atendimento especial no Enem

Participante do Enem que não especificou tipo de necessidade deve procurar o Inep para garantir atendimento diferenciado no dia da prova

Os inscritos no Enem que se declararam portadores de necessidades especiais, mas ainda não especificaram qual o tipo de atendimento imprescindível para a realização da prova, devem entrar em contato com o Inep o mais breve possível.

Os participantes devem encaminhar laudo médico que afira necessidade de condições diversas das que já constavam na ficha de inscrição: prova em braile, questões com letras ampliadas (tamanho correspondente ao corpo 24), auxílio de um ledor, sala de mais fácil acesso e auxílio para a transcrição das respostas. O alerta serve somente para os que, dentre as oferecidas, assinalaram a opção "outra".

O direito à igualdade na realização do exame é garantido pela Portaria nº 6, de 2 de fevereiro de 2005, desde que o portador de necessidades especiais explicite sua condição. O coordenador do exame, Dorivan Ferreira Gomes, lembra que apenas com conhecimento prévio de cada situação o Instituto pode garantir atendimento apropriado. "Se não, o aluno corre o risco de chegar ao local da prova e não haver as condições mínimas para ele realizar o exame", adverte Dorivan.

Os laudos devem ser encaminhados imediatamente ao Inep, através do fax (61) 2104-9439. O envio por fax não dispensa a apresentação do laudo original, que também deve ser enviado, por correio, ao seguinte endereço: Inep / Diretoria de Certificação para Avaliação de Competências - Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo I, 4º andar, Sala 431 - Brasília/DF - CEP 70047-900

Manual do Inscrito - A partir do dia 15 deste mês, o Inep/MEC começa a distribuir um kit aos participantes, com o cartão de confirmação de inscrição contendo dados do participante e local de prova, o cartão-resposta do questionário socioeconômico (para ser preenchido e devolvido no dia do exame) e o manual do inscrito, com dicas, data e local de realização das provas. Quem se inscreveu pelo correio receberá o kit no endereço declarado na ficha de inscrição. Os concluintes devem procurar a diretoria da escola para receber o material.

Oportunidade no ProUni - O Enem é obrigatório para quem quer concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, que utiliza os resultados do Enem como um dos critérios para a seleção dos contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais. O ProUni tem por objetivo garantir vagas em cursos de graduação da rede privada para os estudantes de baixa renda e professores da rede pública; neste ano ele beneficiou mais de 100 mil pessoas. Além disso, cerca de 470 Instituições de Ensino Superior utilizam, de alguma forma, os resultados do exame em seus processos seletivos. (Clique aqui para ver a IES que utilizam o Enem.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037/9563