Enem 08 de Agosto de 2005

Dobram inscrições do Enem

Exame recebeu 2,9 milhões de inscrições este ano; data do exame será remarcada para 25 de setembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu, este ano, 2.970.920 inscrições, quase o dobro do registrado em 2004, quando cerca de 1,5 milhão se inscreveu para participar do Exame. Do total deste ano, 1.874.500 são de concluintes do ensino médio e 1.096.420, de egressos da Educação Básica (um aumento de 492% em relação a 2004). O crescimento do número de inscritos ocorreu devido à obrigatoriedade da participação no Enem para quem quiser se candidatar a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para absorver esse crescimento, a organização do Enem aumentou o número de municípios-sede do Exame em 27%. Em 2004, a prova foi realizada em 608 municípios, enquanto que, este ano ocorrerá em 727, distribuídos nas 27 unidades da Federação. Os estados que tiveram mais aumentos foram Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerias e Espírito Santo. São Paulo e Minas Gerais são as unidades da Federação que têm mais locais de prova: 153 e 110 municípios, respectivamente. O Enem é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), realizada anualmente desde 1998.

Este ano, dobrou também o número de unidades prisionais que vão aplicar o Enem. No ano passado, inscreveram-se 58 instituições; este ano, participarão do exame cerca de 1.100 detentos de 107 unidades prisionais dos estados da Bahia, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal. A instituição com maior número de inscritos foi a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) em São Paulo com cerca de 400 participantes de 55 unidades espalhadas pelo estado.

Inicialmente marcado para o dia 28 de agosto, o Enem 2005 será adiado para 25 de setembro, visando a um melhor atendimento ao grande número de participantes. Segundo o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, com o aumento da procura, foi necessário "remodelar toda a estratégica de logística para receber os participantes de todo o Brasil."

Manual do Inscrito – A partir do dia 15 deste mês, o Inep/MEC começa a distribuir um kit aos participantes com o cartão de confirmação de inscrição contendo dados do participante e local de prova, o cartão-resposta do questionário socioeconômico (para ser preenchido e devolvido no dia do exame) e o manual do inscrito, com dicas, data e local de realização das provas. Quem se inscreveu pelo correio receberá o kit no endereço declarado na ficha de inscrição. Os concluintes devem procurar a diretoria da escola para receber o material.

Composto por 63 questões de múltipla escolha e uma redação, o Enem é um exame interdisciplinar e contextualizado, que avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica em cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade. Cerca de 470 instituições de educação superior utilizam os resultados do Enem nos seus processos seletivos. Para conhecer melhor o exame, visite a página do Inep: www.inep.gov.br ou entre em contato pelo tel (61) 21048203.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037/9563