Enem 13 de Maio de 2005

Inscrições para Enem terminam na segunda-feira

Quem fez pré-inscrição pela Internet e ainda não pagou a taxa obrigatória, tem até o dia 20 de maio

Encerram-se na segunda-feira, dia 16, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005, tanto para concluintes, cujas inscrições são feitas na escola, quanto para os egressos, que podem se inscrever nas agências dos correios ou pela Internet.

Até o momento o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) registrou 98,4 mil inscrições pela Internet, porém 70,9 mil ainda não efetuaram o pagamento da taxa obrigatória de inscrição. Quem fez a pré-inscrição pela rede eletrônica não tem direito à isenção. De pagar a taxa de R$ 35,00 até o dia 20 de maio em qualquer agência bancaria, caso contrário não poderá participar do exame. As inscrições pela Internet estarão abertas até as 20h da segunda-feira, dia 16.

Durante este final de semana, os egressos do ensino médio poderão fazer a inscrição não só pela Internet, mas também nas agências dos Correios. Para consultar endereços e horários de funcionamento, clique aqui.

Escolas públicas e privadas podem receber as inscrições dos concluintes também até o dia 16 de maio e devem postar o material para o Inep até o dia 20. Alunos matriculados em escolas públicas não pagam.

Necessidades especiais - A coordenação do Enem avisa que quem se declarou portador de necessidades especiais, mas não especificou o tipo (ou seja assinalou o item 7 - "outra" - na ficha de inscrição), deve entrar em contato com o Inep para confirmar qual tipo de necessidade possui.

Hospital e unidades prisionais – A coordenação lembra também que os responsáveis por internos ou detentos inscritos no Exame devem encaminhar ao Inep solicitação - por escrito - para que seja providenciada a assinatura do termo de compromisso exigido nesse tipo de aplicação da prova.

Tanto num caso como no outro, essas pessoas só poderão participar do Exame se estiverem sendo atendidas por algum programa especial de Educação Especial de Ensino Médio. O endereço para a postagem do pedido é Esplanada dos Ministérios, bl L anexo I, sala 431, cep 70.047-900, Brasília – DF, aos cuidados da Coordenação Geral do Enem.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037/9563