Enem 25 de Abril de 2004

Estão abertas as inscrições de egressos ao Enem 2005

Quem já se formou no ensino médio em qualquer ano pode se inscrever pelo correio ou Internet

Começou hoje, dia 25, e vai até o dia 6 de maio, o período de inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para aqueles que já concluíram esse nível de escolaridade. Os interessados deverão procurar as agências dos Correios ou se inscrever pelo endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao. Na Internet, a inscrição termina às 21h do dia 6 de maio. A taxa é de R$ 35,00. Terão direito à gratuidade aqueles que declararem carência na ficha de inscrição. Quem se inscrever pela Internet não terá direito à isenção da taxa.

Para se inscrever nos Correios, é preciso preencher a ficha de inscrição que estará disponível nas agências, fazer o pagamento no local e devolvê-la, anexando uma cópia da carteira de identidade. Na Internet, o interessado deverá preencher a ficha, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno. Em seguida, é necessário imprimir o boleto bancário cujo pagamento poderá ser feito em qualquer agência integrada ao Sistema Nacional de Compensação. A inscrição só estará confirmada após o recebimento, pelo Inep, do comprovante de pagamento. Não haverá isenção de taxa nas inscrições feitas pela Internet.

Concluintes – A coordenação do Enem lembra que os alunos matriculados em escolas do ensino médio e que vão se formar este ano ainda têm tempo de se inscrever no Exame. O prazo final para concluintes foi prorrogado para 6 de maio. Os estudantes da rede pública e os alunos carentes da rede privada estão isentos da taxa de inscrição.

O Enem será aplicado no dia 28 de agosto, das 13h às 18h (horário de Brasília), em 727 municípios, incluindo todas as capitais. Quem quiser concorrer a bolsas do ProUni (prouni.mec.gov.br/prouni) tem de participar do Exame. Atualmente, o resultado do Enem é utilizado nos processos seletivos de 470 instituições de ensino superior.

Dicas para tirar o CPF - Os interessados em se inscreverem no Enem 2005 terão de ter CPF. A opção da Coordenação do Enem foi tomada, este ano, para facilitar o processamento das inscrições que devem chegar a 2,8 milhões. Esse aumento deverá ocorrer devido à obrigatoriedade do Enem para quem quiser concorrer a bolsas do ProUni.

Para solicitar o CPF o aluno deve dar preferência às agências da Caixa Econômica, Banco do Brasil e agências dos Correios. Em 48 horas já é possível saber o número do CPF no local onde esse foi solicitado ou via o sítio da Receita Federal.

Para saber mais sobre as inscrições e outras informações sobre o Enem 2005, leia: a Portaria nº 06, de 02 de fevereiro de 2005; a Cartilha do Enem 2005 e o Informativo do Enem 2005.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563