Enem 02 de Fevereiro de 2005

Inscrições do Enem 2005 abrem no dia 4 de abril

Exame será realizado em 727 municípios; candidatos a bolsas do ProUni deverão participar

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2005) será realizado no dia 28 de agosto em 727 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação. As inscrições para alunos concluintes do ensino médio serão abertas entre os dias 4 e 15 de abril, e para egressos desse nível de ensino, entre 25 de abril e 6 de maio. O Exame é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Quem tiver interesse em se candidatar a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá que prestar o Exame, cuja nota, além de trazer uma auto-avaliação para o aluno, servirá como critério de seleção para o ProUni.

Segundo a organização do Enem, a obrigatoriedade do exame para candidatos às bolsas do ProUni deverá aumentar o interesse pelo Exame. Com isso, foi organizada uma expansão de 17% no número de locais de provas, em relação à edição do ano passado, quando 608 cidades receberam os participantes do exame.

Os Estados que tiveram mais aumentos foram Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerias e Espírito Santo. São Paulo e Minas Gerais são as unidades da Federação que têm mais locais de prova: 153 e 110 municípios, respectivamente.

Inscrições - As inscrições para os concluintes do ensino médio estarão abertas entre os dias 4 e 15 de abril em todo o Brasil e poderão ser feitas nas próprias escolas em que estejam matriculados, e, como nas edições anteriores, quem estuda em escolas públicas não precisa pagar a inscrição.

Na segunda fase, entre os dias 25 de abril e 6 de maio, as inscrições serão abertas para os egressos da educação básica. Os interessados deverão se dirigir às agências dos Correios ou se inscrever pela Internet (www.enem.inep.gov.br/inscricao). A taxa de inscrição será de R$ 35, mas o participante poderá ficar isento se apresentar declaração de carência.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563