Enem 31 de Agosto de 2004

Índice de presença no Enem foi de 68%

Maior comparecimento foi registrado no Espírito Santo. Participantes recebem, em novembro, boletim com resultados

Dos cerca de 1,5 milhão de inscritos na sétima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 67,8% compareceram no último domingo, 29, para fazer a prova, que ocorreu em 608 municípios. O balanço preliminar foi divulgado hoje, 31/8, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). O índice de presença no ano passado foi de 70%. Segue, em anexo, balanço com presença no Enem por unidade da Federação.

O maior comparecimento foi registrado no Espírito Santo, que teve presentes no Exame 76% dos 37,2 mil inscritos. A ausência mais expressiva ocorreu no Amazonas, onde 66% dos 21,6 mil que se inscreveram não compareceram. Estado com maior número de inscritos no Enem (489,6 mil), São Paulo teve índice de presença de 73,4%, um pouco superior ao ano passado.

Segundo Eliezer Pacheco, presidente do Inep, no País foram mantidos praticamente os mesmos percentuais de presença do ano passado, mas em algumas unidades da Federação como o Amazonas e o Maranhão os índices de faltosos, que já eram altos, tiveram aumento. "Pretendemos analisar, nesses Estados, quais são as possíveis causas do crescimento da quantidade de alunos que não foram realizar a prova", afirma.

Resultados – Cada participante receberá, a partir do dia 16 de novembro, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados. Constarão, nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas. Os alunos que informaram o número do CPF na ficha de inscrição terão acesso exclusivo pela Internet ao Boletim Individual de Resultados.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563