Enem 25 de Agosto de 2004

Informações gerais sobre o Enem 2004Tudo sobre o Enem 2004

Sétima edição do Exame será realizada no dia 29. A prova começa às 13h

A sétima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no próximo domingo, 29/8, por 1.547.094 participantes. Com início às 13h e término às 18h (horário de Brasília), o Exame será aplicado em 2.323 locais de prova de 608 municípios em todos os Estados e no Distrito Federal.

A finalidade do Exame, voltado aos estudantes que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio, é oferecer uma referência para auto-avaliação. O Exame também é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior. Em todo País, 455 instituições, sendo 52 públicas, utilizam os resultados do Enem em seus vestibulares.

Tudo sobre o Enem 2004

Data da prova
29 de agosto, das 13h às 18h (horário de Brasília)

Acesso ao local da prova
Os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado.

Saída do local da prova
O participante só poderá deixar a sala na qual estará realizando o Enem a partir das 15h, duas horas após o seu início. Para deixar o local de prova levando o caderno de questões, o inscrito deverá aguardar até as 17h, quatro horas após o início do Exame.

Documentos necessários
O participante deverá comparecer ao local de realização da prova, com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início, portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial, como Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, além de out\ros, listados no Manual do Inscrito. Deverá levar apenas lápis preto nº 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. É recomendável levar um lanche, como fruta e biscoito.

Questionário socioeconômico
O participante também deverá preencher, antecipadamente, o questionário socioeconômico e entregá-lo ao fiscal da sala de prova no dia do Exame. Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização da prova. Nesse caso, o participante deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios (porte pago pelo Inep).

Extravio do Cartão de Confirmação de Inscrição
O inscrito que não recebeu ou perdeu o Cartão de Confirmação de Inscrição deverá verificar antecipadamente o local de realização da prova na escola ou agência dos Correios onde fez a sua inscrição. Também poderá ligar para o telefone 0800616161 (ligação gratuita), enviar e-mail para enem@inep.gov.br <mailto:enem@inep.gov.br> ou acessar o site www.inep.gov.br <http://www.inep.gov.br>. No dia do Exame, deve dirigir-se ao local de prova levando documento de identidade e o comprovante de inscrição.

Provas e gabarito
Os cadernos de questões possuem quatro cores diferentes (amarelo, rosa, verde e branco). As questões são as mesmas para cada caderno com a seqüência de apresentação diferentes. No domingo, dia 29, após as 18h30, o Inep vai disponibilizar na Internet (www.inep.gov.br) a prova amarela e os gabaritos das quatro cores.

Resultados
Cada participante receberá, a partir do dia 16 de novembro, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados. Constarão, nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas.
Os alunos que informaram o número do CPF na ficha de inscrição terão acesso exclusivo pela Internet ao Boletim Individual de Resultados. Todos os inscritos, entretanto, terão acesso ao número de inscrição e local onde farão a prova, também, pela Internet.

Os resultados individuais são sigilosos e não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares, mas as instituições interessadas - estabelecimentos de ensino superior e empresas - poderão ter acesso ao resultado individual de qualquer participante, desde que obtenham a sua autorização. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no Enem.

A qualificação do desempenho individual

Conceitos
Intervalo de notas
Insuficiente a Regular
0 - 40 (inclusive)
Regular a Bom
41 - 70 (inclusive)
Bom a Excelente
71 - 100

O que avalia
O Enem avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. É um Exame interdisciplinar e contextualizado. A prova avalia cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Características da prova
A parte objetiva da prova é constituída por 63 questões de igual valor, avaliada numa escala de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências avaliadas.

A redação terá a forma de texto em prosa do tipo dissertativo/argumentativo e a ela será dada uma nota global de 0 a 100, e uma nota, na mesma escala, para cada uma das cinco competências aferidas. A redação será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura solicitados, se estiver assinada ou, sob qualquer forma, estiver personalizada.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563