Enem 10 de Maio de 2002

Inscrição ao Enem pela Internet terminou dia 09

Notícias do Enem

Nos Correios, prazo vai até 10 de maio.
Prova será realizada no dia 25 de agosto em 600 municípios

Terminou às 21h desta quinta-feira, 9, de maio, o prazo de inscrição ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) pela Internet. Só poderão utilizar o sistema on-line os participantes que pagaram a taxa de inscrição.

Os interessados tiveram que preencher a ficha de inscrição, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno. Em seguida, foi necessário imprimir o boleto bancário, cujo pagamento pôde ser feito em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação. A inscrição só foi confirmada após recebimento pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) do comprovante de pagamento.

Sexta-feira (10) foi o prazo final para a realização das inscrições pelo Correio. Nesse caso, os interessados preencheram a ficha de inscrição, anexaram cópia do documento de identidade e pagaram a taxa de R$ 32,00.

Gratuidade - Da mesma forma que no ano passado, os estudantes que concluíram o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (supletivo) entre abril de 2001 e abril de 2002 têm gratuidade da taxa de inscrição. Também têm direito à isenção aqueles que terminaram o ensino médio mediante declaração de carência.

Os estudantes que têm direito à gratuidade devem preencher a ficha de inscrição, disponível nos Correios, e anexar cópia do documento de identidade. Quem concluiu a Educação de Jovens e Adultos deverá anexar a cópia do certificado de conclusão do ensino médio nessa modalidade de ensino. Os demais deverão preencher a declaração de carência no verso da ficha de inscrição pelo próprio participante quando este for maior de 21 anos ou, abaixo dessa idade, pelo pai ou responsável.

Greve - Os alunos da 3ª série do ensino médio de escolas públicas que não conseguiram efetuar a inscrição ao Enem na primeira etapa, de 8 a 19 de abril, em função de greve na rede de ensino, puderam se inscrever nas agências dos Correios. Eles continuaram tendo direito à isenção da taxa. 

O Enem será realizado, no dia 25 de agosto, em 600 municípios localizados em todos os estados do País. De acordo com levantamento feito hoje, 315 instituições de ensino superior já utilizam os resultados do Exame com critério de seleção aos seus cursos de graduação.

Por dentro do Enem 2002:

Inscrições ao Enem 2002 acontecerão em duas etapas
Egressos poderão se inscrever na segunda etapa
Relação dos estados, municípios e do Distrito Federal onde será realizado o Enem 2002
Enem 2002: Inscrições estão abertas
Enem está presente em 26% dos vestibulares
Inscrições terminaram sexta passada
ENEM 2002: estudantes de escolas públicas em greve poderão realizar inscrição na segunda etapa