Inep 80 Anos 06 de Dezembro de 2018

Exposição multimídia conta a história dos 80 anos de criação do Inep

Com apenas alguns cliques é possível percorrer os 80 anos de história do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A criação, o crescimento e os principais trabalhos desenvolvidos pelo órgão estão disponíveis de forma interativa em uma Exposição multimídia no portal do Inep. O espaço virtual, lançado em comemoração aos 80 anos do Instituto, ficará acessível permanentemente e, ao longo do tempo, será alimentado por novas informações sobre os principais trabalhos realizados pelo Inep.

Através da exposição multimídia é possível ter acesso a conteúdos como: o livro comemorativo “INEP 80 ANOS”, também disponível para download; os arquivos do Seminário Internacional de Estatísticas Educacionais e Avaliação da Educação Básica e do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior, além de arquivos extras de toda a pesquisa realizada, com enorme acervo de fotos e imagens organizadas e catalogadas.

INEP 80 anos –  O livro criado em comemoração às oito décadas do Inep está estruturado em três partes: Parte I. Resgatar o passado (1937-2017); Parte II. Marcar o presente (2018); e Parte III. Deixar reflexões para o futuro (2019 em diante). Na primeira parte, foi abordada a história do INEP, desde sua criação até aos dias atuais, por meio de alguns fios condutores entrelaçados. Além da história do Instituto, a narrativa traz fatos que se alinham com os grandes acontecimentos da história do Brasil, com a história das ideias pedagógicas e com a evolução das  políticas públicas para educação, além de pequenas biografias sobre os grandes educadores brasileiros e personagens que integram o Inep. A segunda parte: “1972 a 1995: Autonomia, resistência e consolidação” traz uma apresentação do Instituto nos dias atuais, situando seu impacto no Brasil contemporâneo e explicando em detalhes os principais produtos e serviços educacionais oferecidos pela Instituição. É  um texto que celebra a atuação do Inep como autarquia fundamental de apoio ao Ministério da Educação (MEC) e a todo o país na formulação de políticas e de intervenções educacionais. E por fim, o encerramento: “Inep no século XXI: – Abordagem prospectiva e visão de futuro”, apresentando um texto prospectivo, construído a partir de entrevistas com membros da atual gestão do Instituto e  também de atores externos, a respeito do futuro do Inep e de sua atuação ao longo do século XXI.

Clique aqui para acessar