Ações internacionais 10 de Setembro de 2019

OCDE divulga Education at a Glance 2019; Inep é o parceiro no Brasil

Nesta terça-feira, 10 de setembro, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou a publicação mundial Education at a Glance (EaG) 2019, que reúne informações estatísticas educacionais de mais de 40 países, dentre eles o Brasil. O estudo é apresentado anualmente e objetiva oferecer uma visão geral dos sistemas educacionais dos países participantes, possibilitando a comparação internacional.

O EaG integra as ações do Programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais (Ines), da OCDE, e conta com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como o representante do Brasil responsável pelo tratamento, envio e revisão dos dados nacionais na publicação – como os dos Censos Escolar e da Educação Superior e outros demais dados e estatísticas oficiais.

Education at a Glance – Além de consolidar todos os dados brasileiros que compõem o levantamento, o Inep elabora o relatório Panorama da Educação, com os destaques nacionais apresentados na EaG. Nesta 20ª edição, o foco da divulgação é a educação superior, mas também estão sendo apresentados os comparativos entre os países sobre a educação básica, desde a educação infantil até o ensino técnico profissional de nível médio, além de informações sobre acesso, progresso e conclusão do sistema educacional e transição para o mercado de trabalho. Os dados educacionais são de 2017 e 2018 e os dados financeiros são de 2016. Além disso, estão sendo disponibilizadas a Nota País, elaborada pela OCDE sobre o Brasil, e a publicação do estudo na íntegra.

Países – São participantes deste Education at a Glance, além do Brasil: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Eslovaca, República Tcheca, Rússia, Suécia, Suíça e Turquia.

Acesse a área do EAG no portal do Inep

Acesse o portal da OCDE