Ações internacionais 11 de Setembro de 2019

Inep sedia reunião da Rede de Agências Nacionais de Acreditação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove, em 11 e 12 de setembro, reunião da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana). A rede é a gestora do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). Os países participantes do sistema são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.

O Arcu-Sul é o resultado do acordo entre os Ministérios da Educação das nações do bloco. As reuniões da Rana são realizadas sempre no país que ocupa a presidência pro tempore do Mercosul, que neste semestre é o Brasil.

A acreditação é a consequência do processo avaliativo pelo qual os estados-membros e os associados reconhecem a qualidade acadêmica dos títulos de graduação concedidos pelas instituições de educação superior que integram o sistema. O acordo prevê que o processo de reconhecimento das graduações deve obedecer à legislação nacional dos países e que a adesão, por parte das instituições de educação superior, é voluntária.

Os estudantes formados em cursos reconhecidos pelo Arcu-Sul contam com uma tramitação simplificada dos documentos para revalidação do diploma nos países participantes. Os cursos abrangidos pelo sistema são agronomia, arquitetura, enfermagem, engenharia, veterinária, medicina, odontologia, farmácia, geologia e economia. Até 2019, passaram pelo processo de acreditação 354 cursos, 90 deles no Brasil.

Arcu-Sul – O sistema executa a avaliação e a acreditação de cursos universitários, sendo gerenciado pela Rana no âmbito do Setor Educacional do Mercosul. O Arcu-Sul dispõe de um banco de avaliadores especificamente para atuar no sistema. São 900 especialistas registrados na plataforma eletrônica.

Rana – A rede é responsável pela gestão do Sistema Arcu-Sul, que é um mecanismo permanente de acreditação regional, cujo objetivo é dar garantia pública na região dos níveis acadêmico e científico dos cursos, definidos por critérios regionais elaborados por comissões consultivas. Esse mecanismo respeita as legislações nacionais, e a adesão por parte das instituições de educação superior é voluntária.

Acesse a página Arcu-Sul

Conheça exames e avaliações do Inep