Enem 22 de Outubro de 2019

Inep encerra capacitação de 200 mil pessoas que irão atuar na aplicação do exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, neste domingo, 20 de outubro, em Juiz de Fora (MG), a capacitação de coordenadores de local que irão atuar na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Com este treinamento, o instituto encerra a série de mais de 400 capacitações presenciais em todo o Brasil.

Durante as capacitações, foram reforçados os procedimentos padronizados para antes e depois das provas, como a preparação para aplicação; a chegada da equipe e a abertura dos malotes; a entrada dos estudantes; a entrega das provas nominais, o procedimento final e as novidades do exame, entre elas, a forma da coleta da digital, que agora será no cartão-resposta; e a eliminação do participante, caso qualquer equipamento eletrônico toque, mesmo dentro do envelope porta-objetos.

O exame ocorre nos dias 3 e 10 de novembro e mobiliza mais de 100 instituições parceiras em todo o país para garantir que os participantes prestem o exame, em 147 mil salas de aula. A aplicação do Enem envolve 385 mil colaboradores, somente nos dois dias de provas.

Recomendações  – Recomenda-se que os participantes imprimam o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento, caso precisem deste comprovante, e levem ambos para o exame. Os portões do local de prova abrirão às 12h, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas do exame é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original, não sendo aceito documento digital ou cópia, mesmo que autenticada.

Acompanhe a Página do Participante do Enem 2019

Leia o edital do Enem 2019

Veja outras informações do Enem