Enem 29 de Outubro de 2019

4,1 milhões já viram local de prova no domingo; confira o que pode e o que não pode

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será realizado nos próximos dois domingos, 3 e 10 de novembro. Além de estar preparado para responder às questões, o participante precisa ficar atento aos objetos permitidos dentro da sala do exame. Também é fundamental ter conhecimento prévio sobre o local onde fará as provas. Até a manhã desta terça-feira, 29 de outubro, a Página do Participante registrou cerca de 4,1 milhões de consultas ao Cartão de Confirmação da Inscrição. O Enem 2019 tem 5,1 milhões de inscritos.

A única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido. Se o participante levar alguma outra caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá guardar dentro da embalagem fornecida pelo aplicador, que deverá ser lacrada. O documento de identificação precisa ser oficial e com foto, original, válido em todo território nacional. Documento digital ou cópia, mesmo que autenticada, não serão aceitos. Também serão aceitos para identificação documentos vencidos, desde que estejam entre os permitidos, conforme o edital do Enem 2019.

O participante que deixar o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, mesmo que o item esteja desligado e na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador, será imediatamente eliminado do Enem 2019. Dessa forma, é importante o inscrito se assegurar de que os aparelhos eletrônicos estejam desligados e com alarmes desativados. Durante a prova, o participante deverá manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva.

Devem ficar dentro do envelope porta-objetos:

  • Caneta de material não transparente ou de tinta que não seja preta.
  • Lápis/lapiseira.
  • Borracha.
  • Régua.
  • Corretivo.
  • Livros.
  • Manuais impressos.
  • Qualquer dispositivo eletrônico, desligado.

O participante não deve utilizar, ao ingressar na sala de provas, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, durante a realização das provas. Não há nenhuma orientação do Inep para que os participantes estejam com os cabelos presos durante as provas do Enem. Também não há nenhuma regra sobre a vestimenta dos participantes. No entanto, o Inep orienta que sejam utilizadas roupas leves e confortáveis, para o bem-estar durante as provas.

Os lanches dos participantes não precisarão estar em embalagens transparentes. Itens industrializados poderão estar em suas embalagens originais, com rótulo, porém, todos os alimentos serão revistados, conforme previsto no edital.

Enem – O Inep recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de aplicação do exame e alerta para que não deixem para acessar o cartão na véspera da prova. O Inep recomenda, ainda, que os participantes cheguem ao local com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

Declaração de Comparecimento – O participante que precisar comprovar sua presença no Enem 2019 deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. Ele não é obrigatório. Quem precisar, no entanto, deverá imprimir o documento, que é personalizado, e levá-lo nos dias de prova, para ser entregue ao aplicador na sala do exame. Haverá uma declaração diferente para cada dia de aplicação. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a declaração já está disponível no portal e no aplicativo do Enem. A Declaração de Comparecimento para o segundo dia de aplicação do exame, 10 de novembro, ficará disponível para impressão a partir de 4 de novembro, segunda-feira.

Saiba mais sobre o Enem

Leia o edital do Enem 2019