Enem 30 de Outubro de 2019

Certificadores do exame são chamados para os locais de provas

A Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já iniciou o envio das demandas para o primeiro domingo de aplicação, 3 de novembro. A atividade é voltada para servidores públicos federais e professores da rede pública estadual e municipal aptos e capacitados para atuar em todos os locais onde haverá prova do Enem. Em 2019, o exame será aplicado em 1.727 municípios, em todas as regiões do país, e terá mais de 10 mil locais de prova.

Após inscrições homologadas, 39 mil pessoas foram consideradas aptas e receberam a capacitação oferecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na modalidade a distância (EaD). Entretanto, nem todos os certificadores capacitados receberão demandas para trabalhar. Para cada domingo de exame, serão ofertadas cerca de 10 mil vagas. As demandas começaram a ser enviadas em 23 de outubro e pode haver novas solicitações até a véspera do exame, 2 de novembro, no caso de desistência dos certificadores convocados ou de necessidade de reforço.

Para quem recebeu uma demanda para trabalhar no primeiro domingo, o prazo é de 48 horas para aceitá-la ou recusá-la. Após esse período, se o certificador não responder à demanda, ela expira automaticamente. Novos chamados também são gerados para o segundo domingo de aplicação, em 10 de novembro.

Rede Nacional de Certificadores – A RNC representa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos locais de aplicação de provas de todo o Brasil. Os certificadores são responsáveis por conferir vários procedimentos, como a chegada e a abertura dos malotes, a distribuição das provas, o trabalho dos chefes de sala, aplicadores e fiscais, entre outras demandas. Todo o trabalho é feito por meio de um aplicativo pelo qual os certificadores enviam alertas e relatórios ao Inep durante todo o processo.

Acesse a página de acompanhamento do sistema RNC

Clique aqui para acessar o resultado

Leia o edital da Chamada Pública para RNC 2019