Enem 03 de Novembro de 2019

Termina primeiro dia de provas regulares do Enem 2019; até 21h, participantes fazem videoprovas em Libras

O primeiro dia de provas regulares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi encerrado às 19h deste domingo, 3 de novembro, horário oficial de Brasília. Foram realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, cujo tema foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a prova em 10.133 locais, em 1.727 municípios brasileiros.

O Inep homologou 15.452 atendimentos especializados, com tempo adicional de até duas horas, para os participantes terminarem de resolver as 90 questões de múltipla escolha e a redação. Portanto, é permitido ficar na sala de exame até, no máximo, às 21h. É o caso dos participantes com deficiência auditiva ou surdez que têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua. O Inep oferece a videoprovas em Libras desde 2017 e, em 2018, aprimorou a ferramenta, lançando a Plataforma Videoprova em Libras. Nela, os participantes encontram os enunciados das questões e opções de respostas, além dos gabaritos em vídeo, o que permite que os participantes estudem os conteúdos por meio de materiais com o mesmo formato da aplicação.

Os recursos acessíveis do Enem fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que visa abranger o maior número possível de interessados na execução dos exames elaborados pela instituição. O objetivo é proporcionar acesso aos programas educacionais brasileiros.

Agora, os inscritos se preparam para o segundo dia de provas, que acontece no próximo domingo, 10 de novembro. Os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração e os portões serão abertos às 12h.

Assista ao edital do Enem em Libras

Acesse a Página do Participante