Enem 16 de Abril de 2020

Perguntas Frequentes do Enem 2020 respondem às principais dúvidas dos participantes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trará novidades em 2020. Neste ano, ocorrerá a aplicação-piloto do Enem Digital para até 100 mil pessoas. Além disso, pela primeira vez, pessoas com deficiência visual poderão optar pelo leitor de tela como um dos recursos de acessibilidade na aplicação impressa do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou as respostas detalhadas para as principais dúvidas de quem irá fazer o Enem.

Mais de 80 itens esclarecem questões relativas à justificativa de ausência, à inscrição no exame e à estrutura das provas. Há duas opções de Perguntas Frequentes: uma sobre o Enem Digital e outra sobre o Enem impresso. O cronograma completo, que contém todas as datas e etapas do exame, está em destaque na publicação.

As versões do Perguntas Frequentes estão acessíveis na Página do Participante, no portal do Inep, no site do Enem e, em breve, também no aplicativo.

O período para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição já está aberto. Os critérios e os procedimentos necessários para fazer o pedido de gratuidade podem ser consultados na seção de dúvidas frequentes e nos editais do Enem 2020. Tem direito ao benefício quem:

  • está matriculado na última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
  • cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Quem estava isento no exame do ano passado e não compareceu aos dois dias do Enem precisa justificar a ausência para requerer nova isenção.

Cadastro – Para justificar a ausência em 2019 e/ou solicitar a isenção em 2020, os participantes deverão se cadastrar na conta única do Governo Federal, o portal gov.br, cujo acesso poderá ser feito pela Página do Participante do Enem. A senha deverá ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em breve.

Confira as Perguntas Frequentes do Enem 2020

Acesse o site do Enem

Crie seu login único para acesso aos serviços do Governo Federal