Sinaes 18 de Outubro de 2004

Instituições de ensino superior discutem auto-avaliação em Santa Catarina

A cidade de Florianópolis (SC) vai sediar, até dia 20, quarta-feira o IV Seminário da Auto-Avaliação Institucional, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

O seminário será aberto, hoje, segunda-feira, às 19h no Costão do Santinho Resort e terá a participação de cerca de 400 presidentes das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das universidades.

Os participantes vão conhecer dados quantitativos e qualitativos do Censo da Educação Superior no Brasil, além de um roteiro de auto-avaliação com aspectos conceituais, técnicos e operacionais.

Haverá a parte prática com a reunião dos presidentes das CPAs em grupos de trabalho para planejar a auto-avaliação. No final, haverá um painel com o relatório dos grupos de trabalho e a sessão de encerramento.

Outros três seminários já foram organizados em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, contando com a participação de cerca de mil representantes de Instituições de Educação Superior de 23 estados brasileiros e o DF.

Depois do Seminário em Florianópolis, O Inep promoverá outros encontros sobre auto-avaliação com dirigentes das mantenedoras, privadas, diretores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O objetivo é mostrar que a auto-avaliação é um processo formativo, por meio do qual a instituição pode conhecer suas potencialidades e eliminar pontos negativos de seu funcionamento. "Uma boa auto-avaliação pode identificar um estrangulamento no fluxo de informação entre direção, diretoria pedagógica e administrativa, o que é um entrave no processo do fazer universitário", disse Amir Limana, coordenador-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicado no dia 7 de novembro.

O Sinaes é novo sistema de avaliação que está sendo proposto como parte da reforma universitária. Ele interage com vários sistemas de informação do MEC como o Censo da Educação Superior, Cadastro das Instituições e dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e ajuda a orientar as políticas públicas do ministério. O endereço do Costão do Santinho Resort é Estrada do Vereador Onildo Lemos 2505, Praia do Santinho, (48) 261 1000.

Assessoria de Comunicação do Inep