Saeb 26 de Maio de 2020

Mais da metade das escolas já efetuaram o cadastro para acessar resultados preliminares do Saeb 2019

Até o final da segunda-feira, 25 de maio, mais de 40 mil (58%) das 70.613 escolas públicas participantes do Sistema da Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 concluíram o procedimento para ter acesso aos resultados preliminares. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela execução da avaliação, publicará os dados em 31 de maio e manterá o Sistema Saeb aberto para verificação dos resultados e interposição de recursos até 15 de junho.

Algumas unidades da Federação, como Paraná, Maranhão e Alagoas, já se aproximam ou superam os 80% de representantes legais ou de diretores cadastrados no Sistema Saeb. O registro deve ser realizado por apenas um representante por unidade escolar. O Sistema Saeb foi reformulado, portanto, mesmo as unidades de ensino que já possuíam cadastro precisam renová-lo.

Um guia de acesso detalha o passo a passo para concluir a inscrição no Sistema Saeb. No portal do Inep, a Diretoria de Avaliação da Educação Básica preparou um roteiro de respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o processo de preenchimento do cadastro. Além disso, um endereço de e-mail foi aberto para receber as perguntas a respeito do cadastro, que pode ser conferido no final desta notícia.

O Inep articulou uma parceria com interlocutores das secretarias de Educação dos estados e Distrito Federal para reforçar os contatos com os diretores das redes de ensino. O diálogo com os interlocutores fortalece a disseminação das informações necessárias para consultar os dados.

Resultados – Serão publicados os resultados das escolas públicas por etapa avaliada (5º e 9º anos do ensino fundamental; 3ª e 4ª séries do ensino médio tradicional e integrado) que participaram com no mínimo dez estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos e que, cumulativamente, atingiram taxa de participação de pelo menos 80% dos estudantes matriculados, como prevê as diretrizes da Portaria n.º 366, de 29 de abril de 2019. As escolas que realizaram os testes apenas para uma amostra de alunos não terão resultados divulgados individualmente, mas eles foram agregados para a composição dos dados por unidade da Federação, região geográfica e Brasil.

Os testes foram aplicados em todas as regiões do país para 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas em todos os sistemas de ensino. Os resultados de aprendizagem dos estudantes aferidos no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados finais do Saeb e o Ideb serão divulgados no segundo semestre.

Faça o cadastro no Sistema Saeb

Confira o Guia de Acesso ao Sistema Saeb

Tire suas dúvidas para se cadastrar no Sistema Saeb

Envie um e-mail para sistemasaeb@inep.gov.br