Sinaes 20 de Outubro de 2004

Seminário reúne instituições federais para discutir Sinaes

Representantes das instituições federais de educação superior participam, a partir de amanhã, 21 de outubro, de seminário que tem por finalidade discutir a implantação e operacionalização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O evento reunirá cerca de 300 participantes de todas as instituições federais, incluindo os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).

A abertura do evento, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), acontecera às 9h, no auditório do Hotel San Marco, em Brasília. Contará com a participação de Fernando Haddad, secretário-executivo do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, presidente do Inep, Dilvo Ristoff, diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep, Bruce Osborne, presidente do Fórum dos Pró-reitores de Graduação (Forgrad), Hélgio Trindade, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Nos dias 21 e 22/10, o Seminário reunirá os representantes das instituições das Regiões Sul e Sudeste; e, nos dias 25 e 26/10, das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estarão presentes pró-reitores de graduação, coordenadores de cursos e membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das instituições.

Além de palestras para sensibilização dos gestores, serão constituídos grupos de trabalho para debater a regulamentação e operacionalização do Sinaes, com ênfase nos procedimentos e instrumentos da avaliação de cursos de graduação. Também serão tratados temas como avaliação institucional externa, avaliação de cursos de graduação, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Censo da Educação Superior.

"No momento em que estamos construindo o Sinaes, é fundamental que as instituições federais estejam esclarecidas sobre este novo sistema de avaliação. Os pró-reitores de graduação, os coordenadores de cursos e os responsáveis pela auto-avaliação institucional são parceiros importantes nesse processo, uma vez que as ações deles refletem no conjunto da instituição", explica Iara de Moraes Xavier, coordenadora de Avaliação Institucional e das Condições de Ensino Superior.

O Sinaes é integrado pela Avaliação Institucional (auto-avaliação e avaliação externa institucional), Avaliação dos Cursos de Graduação e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além do Censo da Educação Superior e cadastro de cursos.

Assessoria de Comunicação do Inep