Projeto: Avaliação de indicadores e projeção de demanda em escala municipal

Coordenador: Gustavo Henrique Naves Givisiez 

Resumo: O estudo se caracteriza pela aplicação de diversos métodos de estimação de demanda demográfica por vagas nas escolas. O objetivo é identificar aqueles mais adequados à escala municipal. Consiste também como proposta avaliar metodologias de projeção de demanda matrículas para a primeira série do ensino fundamental por meio de várias metodologias e comparar os resultados encontrados em cada uma delas.

            Demanda demográfica por vagas

Aplicar diversos métodos de estimação de demanda demográfica por vagas nas escolas e avaliar metodologias de projeção de demanda matrículas para a primeira série do ensino fundamental: são os objetivos do projeto de pesquisa coordenado pelo Professor Gustavo Henrique Givisiez, da Universidade Cândido Mendes (UCAM), que pretende com isso identificar os métodos mais adequados para essa demanda em escala municipal. A linha de pesquisa desse trabalho envolve a gestão municipal de educação básica.

Foi traçado nessa pesquisa um mapa da educação nos municípios no norte do estado do Rio de Janeiro. A proposta é estimar metodologias da projeção de matrículas de crianças na primeira série do ensino fundamental (ou segundo ano no ensino de nove anos) por meio de vários procedimentos e comparar o resultado obtido em cada uma delas. Quatro modelos para essa projeção foram testados até chegar a um resultado satisfatório.

A princípio, foi projetada a população e, depois, esse dado foi desagregado em vários grupos para a análise da projeção de matrículas no ensino fundamental. Para a pesquisa, foram utilizados os microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Há ainda, a perspectiva de elaboração de um planejamento regional e de gestão educacional no Norte Fluminense, bem como a promoção de cursos de capacitação dos gestores municipais de educação sobre o uso dos dados e indicadores educacionais.