Projeto: Ensino superior, carreiras profissionais e mercados de trabalho

Coordenador: Odaci Luiz Coradini

Resumo: Três áreas temáticas abrangendo a educação são pesquisadas neste trabalho de Odaci Luiz Coradini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): inclusão social, mercado de trabalho e análise do fluxo escolar. O autor pretende com esse projeto estudar as transformações do sistema educacional superior e os problemas, como os relacionados ao acesso, à igualdade e relevância social, bem com as condições e modalidades de inserção profissional dos  portadores de titulação universitária.

           Carreira universitária e mercado de trabalho

Inclusão social, mercado de trabalho e análise de fluxo escolar são os temas do projeto coordenado pelo pesquisador Odaci Luiz Coradini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho visa a analisar a inserção profissional dos professores com titulação universitária e a sua relação com outras profissões.

A instituição contemplada com o projeto de pesquisa "Ensino Superior, carreiras profissionais e mercados de trabalho" foi a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). De acordo com Coradini, essa Instituição possui dados mais representativos, por não ser muito regional. Após a coleta dos dados, a próxima etapa do trabalho é a análise dos dados coletados e o estudo sobre as carreiras universitárias.

Os dados utilizados na pesquisa foram colhidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio de resultados do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).

O estudo envolve dois departamentos da Universidade: Ciências Políticas e Sociologia. A UFRGS estudou três áreas para a elaboração do projeto, sendo elas a de profissionalização dos professores do ensino superior, as mudanças no acesso a essa modalidade de ensino e o trajeto dos negros na educação superior, mais especificamente na Pós-Graduação. O coordenador do projeto pretende ainda estudar as transformações na Educação Superior e suas limitações.