Projeto: Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira

Coordenador: Marília Costa Morosini

Resumo: Marília Costa Morosini, coordenadora do projeto de pesquisa, que pretende mapear e configurar os indicadores de desempenho do sistema educacional brasileiro e internacional relativos à qualidade de ensino da Educação Superior. A análise da qualidade do ensino na Educação Superior, com base nos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e possíveis bases complementares, é o foco deste trabalho. O eixo temático do projeto é a Educação Superior e tem como área temática os determinantes da qualidade de ensino. A autora pretende ainda descobrir quais indicadores de qualidade para a educação superior brasileira podem ser sugeridos, a partir da análise dos indicadores nacionais e internacionais existentes sobre o desempenho do sistema de educação superior. O resultado esperado com isso, entre outros, é a elaboração e a validação de indicadores de qualidade para a educação superior do Brasil.

              Novos indicadores de qualidade para a Educação Superior

Construir novos indicadores de qualidade para a Educação Superior brasileira a partir da análise de mais de cem indicadores nacionais e internacionais é o desafio proposto por um grupo de pesquisa formado por uma rede de instituições gaúchas: a Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior - RIES, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sob a coordenação da professora Marília Costa Morosini.

A primeira etapa do projeto ocorreu em 2007, com o mapeamento das principais fontes de indicadores nacionais e internacionais como INEP, Unesco, sistemas de educação de países europeus e americanos, estudos do Universitas/BR e de organismos bilaterais e multilaterais como OCDE e Banco Mundial.

Para este ano, está prevista a elaboração do Quadro Tipológico de Dimensões de Indicadores, que pretende selecionar os indicadores coletados e construir novos, a fim de analisar a qualidade do ensino superior brasileiro. "não basta ter um indicador. É preciso ter a concepção deste indicador, a sua dimensão e a sua finalidade", afirma a professora Cleoni Fernandes, da UNISINOS.

O Seminário Internacional Inovação e Qualidade na Universidade, articulado à proposta institucional, voltado para docentes, e realizado em 19 e 20 de junho de 2008 na PUC gaúcha, foi uma das iniciativas coordenadas pelo grupo a fim de discutir formas de mensurar a qualidade do ensino superior brasileiro. Nesta segunda etapa, há mais de cem pessoas envolvidas na discussão.

Um dos objetivos propostos pela Rede RIES é relacionar os indicadores de qualidade construídos com o que está posto nas políticas constitutivas da educação superior brasileira.