Voltar

Perfil do Professor da Educação Básica

Perfil do Professor da Educação Básica (Versão 1.11)

Miniatura Uploads feitos por Lilian DOS SANTOS LOPES, 01/06/18 16:50
Apresenta um perfil do professor da educação básica no Brasil, com dados extraídos do Censo da Educação Básica dos anos 2009, 2013 e 2017. São analisadas características demográficas, do contexto de trabalho e da formação do docente. O estudo demonstrou que os professores típicos brasileiros em 2017 são mulheres (81%), de raça/cor branca (42%) ou parda (25,2%), com idade média de 41 anos, alocadas, prioritariamente, nas etapas iniciais da educação básica. Uma minoria declarou ser portadora de necessidades especiais (0,31% em 2017). A escolaridade do professor é predominantemente de nível superior em todas as etapas de ensino – sendo que a maior parte é em licenciatura. Dos graduados, 36% são portadores de títulos de pós-graduação lato ou stricto sensu. A maior parte dos professores é concursada e leciona em apenas uma escola, 38% em uma única turma e 40% ministra uma única disciplina. Espera-se que este trabalho possa subsidiar discussões a respeito do corpo docente do País, que contribuam para o processo decisório das políticas públicas, de forma a superar os problemas relacionados ao trabalho docente e à valorização dessa categoria profissional.
Publicação: Séries Séries » Relatos de Pesquisa
1 de 68

Versão 1.11

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
29/08/18 14:37
Estado: Aprovado
Apresenta um perfil do professor da educação básica no Brasil, com dados extraídos do Censo da Educação Básica dos anos 2009, 2013 e 2017. São analisadas características demográficas, do contexto de trabalho e da formação do docente. O estudo demonstrou que os professores típicos brasileiros em 2017 são mulheres (81%), de raça/cor branca (42%) ou parda (25,2%), com idade média de 41 anos, alocadas, prioritariamente, nas etapas iniciais da educação básica. Uma minoria declarou ser portadora de necessidades especiais (0,31% em 2017). A escolaridade do professor é predominantemente de nível superior em todas as etapas de ensino – sendo que a maior parte é em licenciatura. Dos graduados, 36% são portadores de títulos de pós-graduação lato ou stricto sensu. A maior parte dos professores é concursada e leciona em apenas uma escola, 38% em uma única turma e 40% ministra uma única disciplina. Espera-se que este trabalho possa subsidiar discussões a respeito do corpo docente do País, que contribuam para o processo decisório das políticas públicas, de forma a superar os problemas relacionados ao trabalho docente e à valorização dessa categoria profissional.
Baixar (1,3MB) Get
Histórico da versão
Versão Data Tamanho  
1.13 4 Meses atrás 2,7MB
1.12 4 Meses atrás 2,7MB
1.11 1 Ano atrás 1,3MB
1.10 1 Ano atrás 1,7MB
1.9 1 Ano atrás 1,3MB
1.8 1 Ano atrás 1,3MB
1.7 1 Ano atrás 1,3MB
1.6 1 Ano atrás 1,3MB
1.5 1 Ano atrás 1,3MB
1.4 1 Ano atrás 1,3MB
1.3 1 Ano atrás 1,3MB
1.2 1 Ano atrás 2,4MB
1.1 1 Ano atrás 1,7MB
1.0 1 Ano atrás 1,5MB

Publicações mais Recentes

Avaliação em língua portuguesa ›

O número 104 da revista Em Aberto vem se somar aos esforços de um conjunto de pesquisadores para o fortalecimento da avaliação em língua portuguesa, tanto como primeira língua, quanto como ...

Panorama da Educação - destaques do Education at a Glance 2019 ›

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por meio do Panorama da Educação, apresenta e comenta os destaques da publicação anual Education at a Glance (EAG) da Organização para ...

Relatório Nacional Pesquisa Internacional Sobre Ensino e Aprendizagem – Talis 2018 Primeira Parte ›

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis – Teaching and Learning International Survey) investigou, a partir da percepção de professores e diretores, o ambiente de ensino e aprendizagem em escolas ...