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AVALIAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS - MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DAS INICIATIVAS EM CURSO - RELATÓRIO FINAL - RESULTADOS DO SURVEY

AVALIAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS - MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DAS INICIATIVAS EM CURSO - RELATÓRIO FINAL - RESULTADOS DO SURVEY (Version 1.4)

Thumbnail Uploaded by Lilian DOS SANTOS LOPES, 12/20/18 12:01 PM
O presente estudo visa mapear e caracterizar iniciativas relacionadas às avaliações educacionais desenvolvidas por municípios brasileiros preenchendo, assim, uma lacuna de conhecimento no campo da avaliação educacional. Com a proposição da Prova Brasil (2005) e o advento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2007), observa-se tendência de apropriação de resultados de avaliações em larga escala para a gestão educacional por estes entes federados. Resultados de estudos que vêm sendo divulgados sobre o tema indicam que os municípios têm não apenas recorrido a resultados de avaliações externas e em larga escala realizados sob responsabilidade do governo federal ou de governos estaduais, mas também elaborado propostas avaliativas próprias, concebidas pelas Secretarias Municipais de Educação ou por empresas contratadas pela administração municipal.
Institucionais: Avaliação da Educação Básica Publicação: Institucionais Institucionais » Avaliação da Educação Básica Publicações em destaque
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Last Updated by Lilian DOS SANTOS LOPES
12/20/18 2:51 PM
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O presente estudo visa mapear e caracterizar iniciativas relacionadas às avaliações educacionais desenvolvidas por municípios brasileiros preenchendo, assim, uma lacuna de conhecimento no campo da avaliação educacional. Com a proposição da Prova Brasil (2005) e o advento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2007), observa-se tendência de apropriação de resultados de avaliações em larga escala para a gestão educacional por estes entes federados. Resultados de estudos que vêm sendo divulgados sobre o tema indicam que os municípios têm não apenas recorrido a resultados de avaliações externas e em larga escala realizados sob responsabilidade do governo federal ou de governos estaduais, mas também elaborado propostas avaliativas próprias, concebidas pelas Secretarias Municipais de Educação ou por empresas contratadas pela administração municipal.
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