Voltar
Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil
Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil (Versão 1.0)

Institucionais:
Avaliação da Educação Superior
Publicação:
Institucionais
Institucionais » Avaliações e Exames da Educação Superior
Versão 1.0
O Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais apresenta a estrutura da Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil) e os procedimentos para classificá-los, tendo como objetivo orientar as instituições de educação superior (IES) a realizarem a classificação adequada de seus cursos. Para a elaboração da Cine Brasil, adotou-se a metodologia estabelecida para a International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (Isced-F 2013), produzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com adequações à realidade educacional brasileira. Considerou-se, ainda, a versão 2000 da Cine Brasil, até então adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas que se tornou desatualizada, por não contemplar alterações das normas da educação superior no país decorrentes da transformação e expansão desse nível de ensino. Ao propor a Isced, a Unesco tem como um de seus objetivos orientar a compilação e a análise de estatísticas educacionais em níveis nacional e internacional, de modo a fornecer informações e indicadores que permitam comparar e analisar realidades educacionais e orientar o planejamento e avaliação das políticas na área. As necessidades de comparabilidade internacional e de adequação ao contexto da educação superior brasileira são refletidas na Cine Brasil, tanto em sua metodologia de elaboração quanto na classificação de cursos. Recomenda-se a leitura deste manual, com vistas a conhecer a estrutura de organização dos níveis de classificação de um curso de graduação ou sequencial e o princípio básico que a rege, as definições de áreas e os cinco fluxogramas de orientação do processo de classificação.
