Projeto: Observatório, educação e cidades

Coordenador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior

Resumo: O objetivo desse estudo, que tem como eixo temático a educação básica, se baseia na produção de conhecimento e formação de recursos humanos nas áreas de avaliação da educação, políticas públicas e sociologia da educação. O autor do estudo, Francisco Creso Junqueira Franco Junior, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), investiga o efeito das decisões da família no ensino sobre o aprendizado dos alunos de diferentes origens sociais, além de investigar também o efeito das diferentes políticas educacionais nacionais sobre o desempenho escolar dos estudantes de diversos países. O sucesso ou o fracasso do aluno é explorado por meio de investigação qualitativa nas escolas.

        O efeito das cidades e das famílias sobre as escolas

Cidade, família e escola são os três temas investigados no Projeto "Observatório da Educação nas Cidades", que está baseado numa proposta de colaboração do Departamento de Educação / Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) da PUC-RJ e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Coordenação do Observatório das Metrópoles da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo, coordenado pelo professor Francisco Creso Junqueira Franco, procura identificar o efeito das diferentes políticas educacionais sobre o desempenho escolar dos estudantes de diversos países. O projeto tem como eixo temático a Educação Básica.

No contexto nacional, o trabalho se propõe a aprofundar o conhecimento sobre o efeito das decisões da família no ensino dos estudantes do Ensino Fundamental de diferentes origens sociais, utilizando como referência a cidade do Rio de Janeiro. Conforme afirma Franco, a pesquisa pretende, também,  analisar qual o perfil das famílias que buscam a melhor opção de escola pública para seus filhos, levando em conta a distância da escola em relação à moradia destes estudantes e o resultado que estas escolas alcançam em avaliações como, por exemplo, a Prova Brasil.

Outro tema abordado pelo trabalho é com relação aos fatores determinantes do fracasso ou sucesso escolar. Para isso, o núcleo de pesquisadores explorou, por meio de investigação qualitativa nas escolas, os processos escolares relacionados a estes fatores.

Além da Prova Brasil, os pesquisadores utilizam no projeto os dados do Censo Escolar 2005, outro instrumento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A pesquisa é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Também participam do projeto os professores Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (UFRJ), Maria Josefina Sant'Anna (UERJ), Maria Lígia Barbosa (UFRJ), Alicia Bonamino (PUC-RJ) e Fátima Alves (PUC-RJ).