Projeto: Sistemas de Informação Observatório da Educação (SIOE)

Sistemas de Informação Observatório da Educação (SIOE)

Coordenador: Oscar Dalfovo

Resumo: O estudo sobre o Sistema de Informação Observatório da Educação (SIOE), de Oscar Dalfovo da Universidade Regional de Blumenau, utiliza-se nesse estudo do sistema baseado em Data Warehouse, um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização ou Instituição de Educação Superior (IES), em bancos de dados, de forma consolidada. O eixo temático desse estudo é a Educação Superior, usando indicadores que aferem o desempenho dos sistemas de ensino das IES do estado de Santa Catarina. A meta é traçar um mapa estratégico, um indicador de desempenho que poderá auxiliar os gestores nas tomadas de decisões.

              Sistema de armazenagem de dados: um mapa estratégico para auxiliar professores e alunos

Um grande armazém de dados: essa é a definição do Sistema de Informação Observatório da Educação (SIOE) apresentada pelo pesquisador Oscar Dalfovo, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina. O sistema utilizado é baseado no Data Warehouse, que armazena dados relativos às atividades de uma IES e proporciona também ao aluno a possibilidade de analisar o desempenho dos professores cadastrados nesse sistema.

O sistema é baseado em um mapa estratégico, que contém quatro dimensões dos dados da universidade: a parte financeira, a parte dos clientes, a parte interna e de aprendizagem. Nesse mapa é possível avaliar a eficiência dos professores da área de Pós-Graduação, campo focado no sistema. 

O estudo tem como eixo temático o ensino superior, sendo analisados os diferentes níveis da Pós-Graduação: especialização, mestrado e doutorado. O aluno pode obter, por meio do SIOE, uma ficha com o indicador de desempenho do professor e, assim, ter mais segurança ao escolher o professor orientador da dissertação ou tese. Além disso, o sistema auxiliará os gestores na tomada de decisões dentro das IES.

Por enquanto, o SIOE é utilizado somente na FURB. A previsão é que até 2010 as IES de todo o Brasil possam utilizar essa ferramenta.