Situação do Aluno

O módulo Situação do Aluno é a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar. Portanto, para fornecer informações sobre rendimento no Sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado do aluno. Há, também, outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o movimento do aluno, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.

O fluxograma abaixo apresenta as informações que devem ser declaradas no módulo Situação do Aluno.

No entanto, existem outras possibilidades de declaração da situação do aluno de acordo com a etapa/modalidade de ensino:

Sem movimentação: disponível para as turmas de educação infantil, nas quais não se aplicam as informações de rendimento - aprovação ou reprovação;

Curso em andamento: disponível para as turmas de EJA e de educação profissional concomitante, subsequente e integrada a EJA, pois essas etapas podem apresentarm duração do período letivo e organização do ensino diferenciados;

Concluinte: disponível para as turmas em etapas de conclusão do ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos ou educação profissional.

Para informações mais detalhadas, acesse abaixo a Cartilha da Situação do Aluno.

Cronograma de atividades

Atividades Data
Período de coleta de dados 22/02/2021 a 07/04/2021
Divulgação preliminar no sistema Educacenso 22/04/2021
Período de retificação 22/04/2021 a 07/05/2021
Divulgação dos dados finais  02/06/2021

Orientações de preenchimento

O preenchimento dos dados é feito diretamente na Internet, por meio do Sistema Educacenso. Os gestores dos estabelecimentos de ensino, responsáveis pelo preenchimento, devem acessar o sistema, utilizando seu CPF e senha cadastrada.

O Inep disponibiliza documentos, textos e vídeos com orientações específicas sobre a coleta da Situação do Aluno. Acesse abaixo:

Migração

As escolas ou redes de ensino (estaduais ou municipais) que possuem sistemas próprios de coleta podem migrar os dados para o banco de dados do lnep.

Abaixo você encontrará as orientações necessárias para realizar a migração de dados para o Sistema Educacenso:

Para esclarecer eventuais dúvidas ou obter mais informações sobre o processo de migração, os técnicos da equipe da Coordenação-Geral do Censo da Educação Básica podem ser contatados pelos telefones (61) 2022-3159, (61) 2022-3155 e (61) 2022-3133.

Página atualizada em: 22 janeiro 2020