Projeto: Tempo Integral e Educação Integral no Ensino Fundamental

Coordenador: Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho

Resumo: A finalidade do trabalho é identificar e historiar concepções e práticas de educação em tempo integral, ao final do século XIX e ao longo do século XX. Além disso, pretende identificar e descrever concepções e práticas de educação integral em tempo integral evidenciadas nas políticas públicas dos municípios/escolas pesquisados (período 2001-2006). Para isso, são avaliados os indicadores de educação integral e em tempo integral implantados nos municípios/escolas pesquisados, a partir dos critérios de desempenho e do ethos escolar.
 
         A educação em tempo integral e o desempenho dos estudantes

A educação em tempo integral é o tema do estudo desenvolvido por um grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O trabalho, coordenado pela professora Lígia Martha Coimbra Coelho, pretende identificar e descrever concepções e práticas voltadas para a educação em tempo integral desenvolvidas entre o período de 2001 a 2006.

Os pesquisadores vêm realizando o mapeamento dos estados e municípios brasileiros que implantaram políticas públicas de educação em tempo integral voltadas para a Educação Básica. Em uma segunda etapa, serão avaliados  indicadores de educação em tempo integral a partir dos critérios de desempenho escolar.

A coordenadora da pesquisa alerta que há diferentes formas de abordar a temática da educação integral em tempo integral. Segundo ela, historicamente, o tempo integral na escola não pressupõe uma educação integral, e vice-versa, mas o grupo reforça que essa concepção de educação precisa instituir um espaço que, intencionalmente a contemple.