Projeto: Web-PIDE: Uma Plataforma aberta de Integração e Avaliação de Dados Educacionais

Coordenador: Marcelo Augusto Santos Turine

Resumo: O projeto visa desenvolver uma plataforma aberta intitulada Web-PIDE com a finalidade de integrar e disponibilizar os dados educacionais do Ministério da Educação (MEC), principalmente da educação superior, para comunidade interessada (instituições de ensino, órgãos governamentais e não-governamentais, cidadãos). A partir das diferentes bases de dados educacionais (ENEM, ENADE, SAEB e Provão) criadas nos diversos órgãos do MEC, pretende-se propor estratégias tecnológicas de coleta e distribuição a fim de permitir sua integração e análise.

A plataforma Web-PIDE é composta de um portal a partir do qual será feito o acesso às diversas funcionalidades de avaliação para suporte aos órgãos interessados, sendo que uma delas é exportar tais informações em uma linguagem comum e padronizada de marcação intitulada LIDE (Linguagem de Marcação de Dados Educacionais).

Plataforma para avaliação de dados educacionai

Grupo de pesquisa formado por pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está desenvolvendo uma plataforma aberta de integração e avaliação de dados educacionais, denominada Web-PIDE.

Conforme o coordenador da pesquisa, professor Marcelo Augusto Santos Turine, da UFMS, a plataforma está sendo desenvolvida com a finalidade de tornar os dados dos sistemas educacionais de avaliação do Brasil mais acessíveis aos gestores educacionais, pesquisadores e comunidade escolar. Segundo ele, a pesquisa foi motivada a partir de dados divulgados pelo Ibope, que identificaram baixo conhecimento dos pesquisadores a respeito dos exames de avaliação da educação brasileira.

A partir disso, o núcleo de pesquisadores formou uma rede para desenvolver uma plataforma aberta baseada em software livre na internet. A plataforma Web-PIDE será composta por um portal, a partir do qual é feito o acesso às diversas funcionalidades, entre elas, a utilização da plataforma para integrar, reorganizar e disponibilizar os dados educacionais produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os pesquisadores criaram uma linguagem simples e padronizada, denominada LIDE (Linguagem de Marcação de Dados Educacionais), que permite a manipulação dos dados. Inicialmente, a plataforma irá validar os dados da Educação Básica: SAEB, Censo Escolar e prova Brasil. Outras informações sobre o projeto e a equipe podem ser obtidas no portal http://webpide.ledes.net/, que já se encontra em funcionamento.