Orientações

Celpe-Bras - Orientações

Selecione uma etapa abaixo:

Cronograma

Ação

Data

Inscrições

5 a 18/8/2019 e 22 a 25/8/2019 (reabertura das inscrições)

Solicitação de atendimento especializado ou específico

5 a 18/8/2019 e 22 a 25/8/2019 (reabertura das inscrições)

Pagamento da taxa de inscrição

5 a 19/8/2019 e 22 a 26/8/2019 (reabertura das inscrições)

Aplicação da Parte Escrita

16/10/2019 (matutino)

Aplicação da Parte Oral

16/10/2019 (vespertino)

Aplicação da Parte Oral

17 e 18/10/2019 (matutino e vespertino)

Divulgação dos Resultados

12/12/2019

Antes do exame

Leia o Edital

O edital do Celpe-Bras 2019/2 dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do exame. Leia o documento para certificar-se de que aceita todas as condições estabelecidas e de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação.

Inscrição

A inscrição deve ser realizada pelo Sistema Celpe-Bras, das 10h de 5 de agosto às 23h59 de 18 de agosto de 2019. Deve ser considerado o horário de Brasília.

O número de inscrição gerado e a senha cadastrada serão solicitados para: acompanhar a inscrição; consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição; e acessar os resultados individuais pela internet.

É necessário informar o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição. O país e o posto aplicador onde prefere realizar o Exame também é definido durante a inscrição. Cada posto aplicador, no Brasil ou no exterior, tem um número limitado de vagas, listado no edital do Celpe-Bras 2019/2.

Atendimento específico e especializado

O participante tem direito a atendimento especializado e/ou específico, e a recursos de acessibilidade, desde que comprove a necessidade. Solicite o atendimento e o recurso durante a inscrição.

- Atendimento especializado: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção e/ou autismo.

- Atendimento específico: gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

- Recursos de acessibilidade: prova em braile, prova com fonte ampliada, prova com fonte superampliada, tempo adicional, sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braço e/ou mesa para cadeira de rodas.

Pague a taxa

O valor da taxa de inscrição é estabelecido pelo posto aplicador. No Brasil, pode ser cobrado, no máximo, R$ 200 (duzentos reais). No exterior, para as instituições privadas e/ou vinculadas ao Itamaraty, o máximo é equivalente a US$ 100 (cem dólares). Pague a taxa até 19 de agosto de 2019, de acordo com as orientações do posto aplicador.

O período para confirmação do pagamento da taxa de inscrição junto ao posto aplicador escolhido é das 10h de 5 de agosto até 23h59 de 18 de agosto de 2019. Deve ser considerado o horário de Brasília.

Acompanhe sua inscrição

Os dados informados durante a inscrição só poderão ser alterados durante o período de homologação da inscrição, que termina em 25 de agosto de 2019. Acompanhe sua inscrição para confirmar se todos os dados estão corretos.

É responsabilidade do participante acompanhar a situação de sua inscrição. Ela só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição e a entrega do comprovante de pagamento no posto aplicador.

Prepare-se para as provas

O exame tem uma Parte Escrita e uma Parte Oral. A escrita, com três horas de duração, tem quatro tarefas de produção de texto, a partir de insumos como vídeos, áudios e texto escrito. A Parte Oral, com duração de 20 minutos, é uma interação presencial, face a face, entre o participante e o avaliador-interlocutor.

Prepare-se para as provas pelos exames de edições anteriores. Na seção Provas, estão disponíveis as provas de todas as edições do Celpe-Bras. No canal do Inep no YouTube, na playlist Celpe-Bras, estão os vídeos e áudios motivadores.

No dia do exame

Confira seu documento

Para a realização do Exame, é obrigatório apresentar o passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de realização do Celpe-Bras. Confira seu documento com antecedência.

Separe o que levar

O documento de identificação e a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, são indispensáveis. Separe o que levar com antecedência. Não é obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Confira o endereço do posto aplicador com antecedência. De preferência, faça o trajeto antes para evitar atrasos.

Chegue no horário

O Celpe-Bras 2019/2 será realizado entre 16 e 18 de outubro de 2019, em postos aplicadores no Brasil e no exterior. A Parte Escrita será aplicada no turno matutino do dia 16 de outubro. É preciso estar no local de prova com 30 minutos de antecedência. Verifique o horário junto ao posto aplicador.

É sua responsabilidade obter informações sobre o local e os horários do exame, tanto da Parte Escrita, quanto da Parte Oral, no posto aplicador em que foi realizada a homologação da inscrição. O local de prova também será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, no Sistema Celpe-Bras.

Siga as orientações

São várias as obrigações do participante na data do exame. Siga as orientações:

- Certifique-se, com antecedência, no Sistema Celpe-Bras, de que sua inscrição foi homologada.
- Compareça ao posto aplicador com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas.
- Leve documento de identificação válido.
- Guarde, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, o telefone celular e equipamentos eletrônicos desligados, e outros pertences.
- Mantenha, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala.
- Reporte-se ao aplicador da sala no caso de qualquer ocorrência em relação aos materiais de aplicação para que sejam tomadas providências;
- Assine, nos espaços designados, todos os documentos do exame.
- Transcreva as respostas do Caderno de Questões para a Folha de Resposta, de acordo com as instruções.

Depois do exame

Veja seu resultado

Os resultados do Celpe-Bras 2019/2 serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU), em 12 de dezembro de 2019. Veja seu resultado também pelo Sistema Celpe-Bras.

A utilização dos resultados individuais do Celpe-Bras para fins de seleção, classificação e/ou premiação não é de responsabilidade do Inep. O instituto também não fornece atestados e declarações relativas à classificação ou à nota.

Solicite seu certificado

Para receber a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa, você deve alcançar pelo menos o nível intermediário nas duas partes do Exame. Caso seu desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. Solicite seu certificado de acordo com a pontuação.

Nível de Proficiência

Pontuação

Avançado Superior

4,26 a 5

Avançado

3,51 a 4,25

Intermediário Superior

2,76 a 3,50

Intermediário

2 a 2,75

Sem Certificação

0 a 1,99

O certificado é gerado eletronicamente no Sistema Celpe-Bras e validado por protocolo eletrônico. Para comprovação do resultado perante instituições nacionais ou estrangeiras, a publicação no DOU tem o mesmo valor das certidões eletrônicas.

Página atualizada em: 24 outubro 2019