Riaces

Riaces

A Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior (Riaces), tradução de Red Iberoamericana para el aseguramiento de la calidad em la Educacion Superior, é uma associação de 25 agências de avaliação e acreditação de 18 países ibero-americanos.

Criada em 2003, sua missão é promover a interação entre as diferentes instâncias de acreditação, credenciamento e avaliação da qualidade da educação superior, impulsionando a excelência. Para isso, a Riaces promove a cooperação e o intercâmbio entre os países associados.

Os órgãos regionais responsáveis pela avaliação da qualidade da educação superior em cada país são os membros associados da Riaces. São instituições oficiais competentes para implementação de políticas de educação superior relativas à qualidade da educação em nível regional.

A rede é estruturada em órgãos: Assembleia Geral, Comitê Executivo e Secretaria Executiva. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já fez parte do Comitê Executivo nas funções de conselheiro, vice-presidente e presidente.

A internacionalização é um objetivo importante para o Inep, considerando sua projeção no exterior (palestras nos Fóruns Internacionais), os benefícios resultantes da cooperação internacional (troca de conhecimento, novas metodologias de avaliação, critérios de qualidade) e a colaboração do Brasil aos demais países (um dos maiores sistemas de avaliação do mundo).

Página atualizada em: 26 agosto 2019